Problemas De Saúde Em Shiba Inus

Autor: | Ultima Atualização:

Shibas são parentes próximos da raça japonesa Akita Inu.

Shiba Inus foram criados para caçar as florestas e o mato do Japão antigo, mas agora a maioria dos membros raça desfrutar de tranquilidade, estilos de vida domésticos. Shibas são conhecidos por suas mentes inteligentes e inquisitivas e altos níveis de energia. Infelizmente, eles são propensos a algumas fraquezas genéticas e problemas de saúde.

Problemas oculares

Os olhos naturalmente inclinados de Shiba são um dos traços físicos únicos da raça, por isso pode incomodar alguns proprietários saber que esses cães estão predispostos aos olhos problemas. Eles são propensos ao glaucoma, que é uma deformidade do globo ocular causada pela pressão de um acúmulo de líquido por trás do tecido ocular. O glaucoma é um problema recentemente reconhecido pela raça, e alguns veterinários acreditam que as deformidades hereditárias são as culpadas. Shibas estão em alto risco de desenvolver atrofia progressiva da retina (PRA), que causa uma degradação lenta de sua visão ao longo dos anos. Pergunte ao seu veterinário para dar uma olhada em peepers do seu cão quando você levá-lo para um check-up. Se o seu Shiba tem uma doença incurável, como o PRA, converse com seu veterinário sobre maneiras de brincar e interagir com ele depois que a visão dele desaparecer. O veterinário pode ajudá-lo a ter idéias para mantê-lo alerta, brincalhão e seguro, apesar de sua perda de visão.

Alergias

Não é segredo que seu cão pode causar reações alérgicas nas pessoas, mas você sabia que ele pode sofrer? de alergias a si mesmo? De fato, as alergias podem aumentar a velocidade com que ele se livra, o que o faz liberar mais alérgenos em seu ambiente. Existem duas categorias principais de alergias: pele e dieta. Pólen, poeira e excrementos pulverulentos de aves de estimação são apenas alguns dos irritantes que podem fazer a pele do seu cão coçar e inflamar. As alergias alimentares são um pouco mais sérias, porque podem perturbar o sistema digestivo do seu cão e causar diarreia, vômitos e perda de apetite.

Problemas ósseos e articulares

Shibas são maliciosos, possivelmente ao ponto de serem incômodos; eles ficam muito felizes explorando e brincando - então os problemas dos ossos podem prejudicar a qualidade de vida de um Shiba Inu. A luxação da patela, que é o deslocamento da rótula do seu cão, é um problema comum para o Shiba Inus. Cerca de 7 por cento da raça tem esse distúrbio, de acordo com o National Shiba Club of America. Shibas também são propensos a displasia da anca e cotovelo, que são pequenas deformidades no osso ao redor da articulação. Esses crescimentos podem impedir que seu cão estenda totalmente as pernas, fazendo com que ele coxe ou fique sem vontade de se exercitar. A cirurgia é necessária para remover o crescimento deformado.

Disfunção glandular

Embora a maioria dos problemas de saúde do Shiba seja muito manejável, especialmente se forem descobertos cedo, algumas falhas genéticas podem levar a problemas mais sérios e permanentes. Shibas também são vulneráveis ​​a problemas glandulares, incluindo hipotireoidismo, hiperadrenalismo e doença de Addison. Tanto o hiperadrenalismo quanto o de Addison envolvem um distúrbio das glândulas supra-renais, resultando em produção excessiva ou insuficiente de hormônios-chave. Os problemas glandulares têm uma grande variedade de sintomas, por isso são difíceis de diagnosticar sem executar testes laboratoriais. Alguns sintomas comuns são alterações severas no apetite, ganho ou perda de peso, perda de cabelo, letargia e irregularidade digestiva.

Identificação e Gerenciamento

Você pode se sentir um pouco sobrecarregado sabendo todas as coisas que podem afetar seu Shiba, mas não Não fique muito preocupado. Sua primeira prioridade deve ser manter seu cão feliz e saudável como você pode. Brinque com ele sempre que tiver a chance e o mantenha alimentado e regado; ele não vai pedir muito mais. Leve seu Shiba ao veterinário para exames regulares e ouça o que ela recomenda para sua saúde a longo prazo. Existem alguns problemas de saúde que não podem ser tratados ou evitados, por isso não há motivo para se preocupar com eles. Aproveite o tempo que passa com o seu cão e ajude-o a aproveitá-lo também.