Perigos De Ser Pediatra

Autor: | Ultima Atualização:

Os pediatras trazem sorrisos ao rosto dos pacientes, mas permanecem conscientes dos perigos.

O trabalho de um pediatra não é só um bebê fofo e um sorriso doce - embora os pediatras certamente experimentem sua parte de ambos. Existem riscos reais de emprego na medicina pediátrica, e todos os pediatras devem se preparar para cada um quando estiverem no trabalho. É claro que há perigos associados a toda profissão médica, e as recompensas de trabalhar com crianças freqüentemente superam os riscos para aqueles que são apaixonados por trabalhar em pediatria

Perigos Biológicos

De nariz escorrendo a tosses descobertas e pegajosas, mãos não lavadas, os pediatras estão expostos a todos os tipos de germes e outros perigos biológicos. Os pediatras podem facilmente pegar uma grande variedade de doenças de seus pacientes, incluindo o resfriado comum e a gripe - assim como infecções mais sinistras, como o sarampo ou o HIV. Os médicos infantis devem rotineiramente lavar as mãos e usar máscaras quando a doença de uma criança é especialmente contagiosa. Os pediatras devem sempre descartar agulhas usadas e outros materiais perfurocortantes e ter cuidado para não se colar depois de usar os instrumentos nos pacientes. Para pediatras com filhos em casa, o risco de levar uma doença para casa é muito real. Trocar de roupa antes de ir para casa é uma maneira de controlar a transmissão de germes para a casa de um pediatra.

Riscos físicos

Ao lidar com crianças doentes, os pediatras enfrentam as emoções cruas dos pacientes, pais e familiares. Para algumas pessoas, o estresse de uma criança doente pode levá-las a agir violentamente, sua raiva dirigida à pessoa em quem confiam para cuidar de seu filho. As crianças são propensas a fingir e fazer birras quando estão com medo, estressadas ou com dor, e podem atacar os pediatras durante os procedimentos mais rotineiros. Os pediatras podem ser mordidos, chutados, arranhados ou machucados pelos pacientes. Os pediatras devem ficar atentos e prestar muita atenção ao comportamento de todos na sala enquanto examinam os pacientes. Difundir uma situação cedo pode evitar que ela se torne um grande problema.

Perigos para a saúde

Os pediatras enfrentam frequentemente uma enorme quantidade de stress e podem esgotar-se ou ficar deprimidos quando lidam regularmente com doentes. Isto é especialmente verdadeiro para pediatras especializados, como aqueles que trabalham em oncologia, neurologia ou cardiologia, quando as apostas são muitas vezes a vida ou a morte. A organização é extremamente importante para ajudar a manter os níveis de estresse sob controle. Além disso, os pediatras podem ter problemas ortopédicos por permanecerem em pé por longos períodos de tempo e trabalharem em pé.

Riscos legais

Imperícia médica é uma questão séria que os pediatras, juntamente com outros médicos, devem se preparar. Se um pediatra cometer um erro, existe o risco de que as famílias possam tomar medidas legais contra ela. Se um pediatra enfrenta uma ação judicial por negligência médica, ela poderia encontrar-se incapaz de continuar a pagar seguro de malversação. Uma incapacidade de pagar um seguro de negligência médica colocará um pediatra fora do trabalho.