Vacina Contra Gato Intranasal Fvrcp

Autor: | Ultima Atualização:

'Essa vacina nasal é muito melhor do que um tiro.'

As vacinas contra FVRCP protegem a Kitty de uma série de doenças. Enquanto o F representa felino, o VR é para rinotraqueíte viral, um vírus herpes que causa doenças respiratórias superiores. O C é para calicivírus, geralmente afetando os olhos, nariz e boca. P é para panleucopenia, mais conhecida como cinomose felina.

Vacinas contra FVRCP

A vacina intranasal com FVRCP protege os gatos contra o que os veterinários chamam de "o complexo da cinomose". No entanto, o seu gato ainda precisa de uma versão injetável da vacina, que pode ser administrada ao mesmo tempo que o tipo intranasal. Isso porque o vírus vivo modificado usado na vacina intranasal pode não fornecer proteção adequada contra a panleucopenia. Se você estiver preocupado com reações nos locais de injeção e a possibilidade de sarcoma, fale com seu veterinário.

Administração

Embora os gatinhos geralmente recebam esta vacina entre as idades de seis e oito semanas, gatinhos em abrigos de animais podem receber tão cedo quanto quatro semanas, de acordo com protocolos de vacinação de medicina de abrigo da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell. Gatinhos em abrigos precisam dessa proteção precoce devido à prevalência de várias doenças no ambiente de abrigo. Seu veterinário administra a vacina intranasal de FVRCP por meio de uma dose de 0,2 milímetro em ambas as narinas. Somente gatos ou gatinhos saudáveis ​​devem receber a vacina.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da vacina intranasal com FVRCP são geralmente leves. Kitty pode espirrar por alguns dias, uma reação à aplicação intranasal. Ele pode parecer deprimido ou até mesmo vomitar, e pode desenvolver feridas no nariz ou na boca. Em raras ocasiões, os gatos desenvolvem as doenças que a vacina supostamente protege, porque a vacina intranasal contém vírus vivos. Se Kitty vomitar muito, tiver dificuldade para respirar ou tiver febre alta, leve-o ao veterinário o mais rápido possível.

As Doenças

Se o seu gato receber as vacinas FVRCP junto com os reforços anuais, ele não sofrem da pneumonia causada pela rinotraqueíte viral felina. A panoleucopenia, frequentemente fatal, assemelha-se ao mortal vírus parvo em cães. A taxa de mortalidade em gatinhos é de até 90%. Ele evitará o calicivírus, com as úlceras orais e os ferimentos que isso implica. Embora o calicivírus não seja tão mortal quanto as outras duas doenças contra as quais o FVRCP protege, no pior dos casos ele causa pneumonia e pode matar gatinhos e gatos imunossuprimidos ou idosos.