Tratamento De Bolas De Pêlo Para Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Higiene pode levar a bolas de pêlo.

A maioria dos donos de gatos, especialmente os que possuem um felino de pêlo longo, ouviram um som de engasgo ou tosse de seu gatinho, seguido de uma bola de pêlo ou bola de pêlo sendo expulso. Embora comum, não é ideal para um gato ter bolas de pêlo demais; eles podem até ser perigosos.

Sobre bolas de pêlo

Gatos pegam bolinhas de pêlo. Quando engolem os cabelos soltos, alguns passam pelo trato digestivo e saem com fezes, mas outros não. O cabelo que fica no estômago ou no intestino delgado é o que os gatos normalmente vomitam. O cabelo vomitado é emaranhado e geralmente sai em forma tubular.

Pincel e Pente

É muito melhor prevenir bolas de pêlo do que tentar tratá-las. A melhor maneira de fazer isso é escovar ou pentear o gato. Gatos de pêlo longo geralmente requerem escovação diária. Depois, limpe o seu gatinho com um pano úmido para remover ainda mais o excesso de cabelo. Quanto mais cabelo solto você remover, menos o gato engolirá. Se você não tem tempo para isso e você tem um gato de pêlo comprido, como um Maine Coon ou um persa, leve-a para um groomer a cada poucos meses.

Dieta

Alguns alimentos para gatos podem ajudar a prevenir ou controlar bolas de pêlo. Esses alimentos geralmente contêm uma porcentagem maior de fibras. A teoria é quanto mais fibra um gato come, mais fezes ela vai passar, e quanto mais fezes passarem, mais cabelo também será passado. Alimentos ricos em ração para gatos podem resolver o problema com alguns gatos, mas não todos. Outra teoria sobre dieta é alimentar os gatos com uma dieta à base de carne e sem grãos. Os gatos são carnívoros e uma dieta à base de carne é a dieta natural de um gato. A teoria é que, se você alimenta um grão de gato, está mexendo na sua dieta natural, o que interfere na digestão do gato. Ao alimentar uma dieta à base de grãos, você pode estar tornando mais difícil para o seu gato passar cabelo com as fezes.

Remédios OTC

Alguns produtos de venda livre que contêm petróleo devem ajudar a controlar as bolas de pêlo. Eles lubrificam a bola de pêlo, o que torna mais provável que ela seja passada com fezes. Os resultados são semelhantes à dieta rica em fibras: esses produtos funcionam em alguns gatos, mas não em todos. Alguns veterinários não recomendam produtos à base de petróleo e acham que podem ser prejudiciais. Antes de comprar um produto de remédio de bola de pêlo OTC, discuta com seu veterinário o que está ocorrendo com seu gato.

Complicações de bolas de pêlo

As bolas de pêlo podem ser perigosas se se alojarem no trato intestinal. Isso pode causar um bloqueio que requer cirurgia. Se o seu gato estiver constipado e tiver um apetite diminuído, leve-o ao veterinário. Leve-a também ao veterinário se ela estiver engasgando e tossindo, mas não produzindo bola de pelo.