Alimentos Para Ovários Saudáveis ​​

Autor: | Ultima Atualização:

Legumes e outros alimentos nutritivos promovem a saúde dos ovários

Seus ovários são órgãos pareados, cada um do tamanho de uma amêndoa. Eles produzem óvulos até a menopausa e hormônios, incluindo progesterona e estrogênio, em níveis variados ao longo de sua vida. Embora os ovários saudáveis ​​apoiem o bem-estar geral e a saúde reprodutiva, condições como os cistos ovarianos podem causar sintomas adversos, como dor, inchaço abdominal, náuseas e vômitos. Alimentos saudáveis ​​podem ajudar a prevenir ou controlar sintomas de doenças relacionadas ao ovário. Se você suspeitar de uma condição ovariana, procure orientação do seu médico

Alimentos ricos em proteína magros

Gorduras saturadas aumentam a inflamação corporal e podem contribuir para o câncer de ovário e obesidade, que afeta muitas mulheres com síndrome dos ovários policísticos, uma condição caracterizada por hormônios sexuais desequilibrados. Uma dieta saudável para quem sofre de SOP enfatiza as fontes de proteína magra, diz Julie Redfern, dietista registrada do Brigham and Women's Hospital, e limita as gorduras animais. A proteína promove o controle do açúcar no sangue e do apetite, dando suporte ao controle de peso. Fontes nutritivas incluem peixes, aves brancas sem pele, lentilhas, feijões e claras de ovos.

Frutas e Vegetais

Frutas e vegetais são as principais fontes de antioxidantes, como beta-caroteno e vitamina C. Antioxidantes fortalecem a capacidade do organismo resistir e curar de doenças, incluindo câncer. Uma dieta rica em tomates e cebolas, particularmente variedades vermelhas, pode ser particularmente útil para evitar câncer de ovário, diz o Dr. William W. Li, médico e presidente da Angiogenesis Foundation. As cebolas contêm as substâncias que combatem o câncer: apigenina, antocianina, miricetina e quercetina. Os tomates fornecem o licopeno antioxidante. Frutas e vegetais particularmente ricos em antioxidantes incluem frutas cítricas, frutas vermelhas, folhas verdes escuras, brócolis e abóboras

Cereais integrais

Como os grãos integrais não são destituídos de partes nutritivas durante o processamento, eles fornecem mais proteína, fibra e antioxidantes do que grãos refinados. Se você tem SOP, a Academia de Nutrição e Dietética recomenda fontes de carboidratos ricos em fibras para o controle do açúcar no sangue e do apetite. As fibras e plantas químicas conhecidas como fitoquímicos em grãos integrais também podem bloquear a reabsorção de estrogênio em seu intestino, diminuindo o risco de câncer de ovário. Para obter melhores resultados, substitua os alimentos refinados, como pão branco e arroz instantâneo, por grãos integrais, como quinoa, aveia, cevada e arroz integral.

Nozes e sementes

Fontes saudáveis ​​de gordura também se adaptam a uma dieta amigável aos ovários. , diz Redfern. As gorduras insaturadas em nozes e sementes ajudam a reduzir a inflamação e fornecem alternativas nutritivas aos alimentos que podem aumentar o risco de câncer. Em vez de lanche em batatas fritas, por exemplo, tem uma porção modesta de mistura de trilha natural, nozes mistas ou sementes de abóbora. Ao preparar bolachas ou sanduíches, use manteigas de nozes, como amêndoa ou amendoim, em vez de queijo com alto teor de gordura ou maionese. Para colher os benefícios das gorduras ômega-3, que são particularmente anti-inflamatórias, adicione sementes de linhaça moídas ao iogurte, cereais e produtos de panificação.