Ativos Fixos Vs. Ativos Operacionais

Autor: | Ultima Atualização:

Uma fábrica é um ativo fixo - e um ativo operacional.

Dê uma olhada no balanço de uma empresa típica e você encontrará todos os tipos de ativos. as coisas são categorizadas como ativos, mas você provavelmente não verá uma listagem específica para "ativos fixos" ou "ativos operacionais". Eles estão lá, no entanto. Você só precisa saber onde procurar. Os ativos fixos são definidos pelo que são. Ativos operacionais são definidos por como eles são usados. Muitas vezes, um ativo se encaixa em ambas as definições

Ativos

O mundo dos negócios tem uma definição muito específica de "ativo". Para uma empresa reivindicar algo como um ativo, a empresa deve ser proprietária ou, pelo menos, controlá-la. O item deve ter um valor econômico futuro. E esse valor futuro deve ser mensurável de forma objetiva e confiável. Esse último mantém muitas coisas valiosas nos balanços das empresas. Seu sorriso, seu senso de humor ou a receita secreta de torta de abóbora de sua mãe podem ser ativos para sua empresa, mas você não pode relatá-los como ativos em seus livros porque eles não podem ser mensurados com confiabilidade.

Ativos Fixos

Pense em um ativo fixo como algo em que você pode enxergar: edifícios, equipamentos, veículos, móveis, terrenos - qualquer coisa com uma presença física que a empresa mantenha a longo prazo. No balanço de uma empresa, os ativos fixos são denominados "imobilizado" ou apenas imobilizado. Uma empresa coloca um ativo fixo em seu balanço patrimonial a "custo histórico", significando que seu valor declarado é o custo para a empresa obter o ativo. Em seguida, a empresa deprecia o ativo - isto é, reduz seu valor reportado - durante a vida útil do ativo. A terra, no entanto, nunca é depreciada.

Ativos operacionais

"Operações" refere-se às principais atividades comerciais da empresa. Se você possui um carrinho de cone de neve, por exemplo, as operações incluem fabricar e vender cones de neve. Ativos operacionais são todos os ativos que a empresa usa para realizar essas atividades principais. Os ativos fixos geralmente são ativos operacionais, assim como o caixa, estoques, contas a receber e recursos naturais de propriedade da empresa. Patentes e nomes de marcas são "ativos intangíveis", mas se forem usados ​​no curso normal dos negócios, eles também estão operando ativos. Uma empresa bem administrada deve gerar a maior parte do dinheiro das operações. (Se não for, então é provável que esteja no negócio errado.) Como resultado, a maioria dos ativos de uma empresa será ativos operacionais.

Proporção

Em algumas empresas, os ativos fixos representam uma grande parte do total. ativos operacionais. É o caso de empresas intensivas em capital, como fabricantes pesados ​​ou companhias aéreas. Por exemplo, na declaração financeira anual que registrou junto aos órgãos reguladores federais em 2012, a AMR, empresa controladora da American Airlines, reportou cerca de US $ 23 bilhões em ativos, mais da metade dos quais era composta de ativos imobilizados. Outras empresas têm relativamente pouco em termos de ativos fixos. Por exemplo, o demonstrativo financeiro de 2012 da Apple - que projeta e vende computadores e outros dispositivos eletrônicos, mas contrata outros para realmente construí-los - mostrou cerca de US $ 116 bilhões em ativos, dos quais menos de US $ 8 bilhões foram de EPIs.