Tosse Excessiva Em Pugs

Autor: | Ultima Atualização:

As vias respiratórias curtas de um pug o colocam em risco extra de doenças respiratórias.

É perturbador ver seu pug em perigo. Um pug pode começar a tossir por uma série de razões, desde a tosse do canil até uma condição congênita que produz uma tosse distinta. A maioria destes é tratável. Se o seu pug começar a tossir, ouça-o e leve-o ao veterinário

Traquéia Desmoronada

O colapso ou estreitamento traqueal é uma condição congênita comumente vista em cães pequenos como o pug. O distinto som de tosse que um pug faz se ele tem essa condição é geralmente comparado ao som de buzina que os gansos fazem, ou a uma criança com crupe. Você precisa levá-lo a um veterinário, que examinará sua traquéia usando várias ferramentas de diagnóstico, como um fluoroscópio, raio X e endoscópio. A traqueia consiste em anéis de cartilagem. Nos pugs afetados, a cartilagem é mais fraca que o normal e, com o tempo, a respiração normal achata os anéis, causando estreitamento ou colapso. Os tratamentos padrão para a condição são supressores de tosse, broncodilatadores, antiinflamatórios, esteroides e, às vezes, tranqüilizantes para manter seu pug de excitação excessiva que pode causar um ataque de tosse. Se o seu veterinário não conseguir administrar a doença com medicação, ele pode recomendar cirurgia.

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Um número significativo de pugs é afetado pela doença pulmonar obstrutiva crônica. Por causa de suas vias aéreas encurtadas, essa condição é mais difícil em pugs do que em humanos. Em sua forma mais básica, a doença pulmonar obstrutiva crônica é uma via aérea obstruída, com tosse, chiado e sons gorgolejantes como sintomas típicos. Fatores ambientais como fumaça, poeira e irritantes químicos são causas externas da doença. Um palato mole alongado é a causa mais comum de doença pulmonar obstrutiva crônica em um pug, mas uma laringe inchada, amígdalas aumentadas, narinas estreitas e asma também podem causar isso. Um pug com asma geralmente tem uma tosse crônica. Tossir e vomitar catarro são frequentemente sinais de doença pulmonar obstrutiva crónica, combinada com uma respiração mais alta do que a normal. Consulte o seu veterinário se você notar algum destes sinais. O seu veterinário irá tratar o seu pug com um broncodilatador e medicamentos anti-alérgicos, tratamentos também utilizados para os seres humanos

Canil Cough

A tosse do canil é uma doença infecciosa que o seu pug pode apanhar de outros cães. Como o próprio nome sugere, os canis de embarque, os salões de beleza e os locais onde os cães se encontram em grupos são muitas vezes fontes de infecção. Os sinais típicos são uma tosse aguda e gritante, se as cordas vocais do seu pug estiverem inchadas, ou uma tosse seca e cortante. Outros sintomas são febre, nariz e corrimento ocular e problemas respiratórios. Pugs são propensos a doenças do trato respiratório superior como este, então a prevenção e o tratamento são importantes. A vacinação é a principal forma de prevenção. O tratamento geralmente consiste de supressores de tosse ou expectorantes, mas se a condição persistir, o veterinário geralmente prescreve antibióticos. Como a tosse do canil é tão infecciosa, é importante procurar o diagnóstico do seu veterinário o mais rápido possível, especialmente se você tiver outros cães, ou se o seu pug se socializar regularmente com os cães vizinhos.

Doença cardíaca

De acordo com a ASPCA "Complete Dog Care Manual", uma tosse noturna persistente pode ser um sinal de mau funcionamento do coração. O fluido acumula-se nos pulmões ao longo do tempo, e seu cão tosse ou engasga com tentativas frustradas de trazer o líquido para cima. Isso é mais perceptível após o exercício. A tosse aumenta se a condição não for diagnosticada. Se o seu veterinário diagnosticar uma tosse relacionada a um problema cardíaco, ele irá prescrever medicação para melhorar a função cardíaca do pug.