As mulheres podem encontrar barreiras artificiais à medida que sobem nas fileiras corporativas.
Os candidatos a emprego que tenham encontrado uma barreira artificial para conseguir um emprego ou promoção dirão que não é algo que você possa ver ou tocar, mas algo que você sente. Da mesma forma, você pode ter construído suas próprias barreiras artificiais impedindo ou restringindo você de conseguir um emprego ou uma promoção sem perceber. Algumas dessas barreiras do lado corporativo tornaram-se tão ofensivas e notórias ao longo do tempo que a sociedade exigiu leis para punir os infratores. Outros se escondem silenciosamente sob os esforços de busca de emprego e são mais difíceis de identificar.
O pequeno motor que não pode
Às vezes você é seu pior inimigo. Pense na criança que odeia a aula de ginástica porque ela acha que ela é descoordenada e que seus colegas estão assistindo e esperando que ela faça mal. Ela se preparou para executar abaixo de sua capacidade, erigindo uma barreira artificial de insegurança - criando simultaneamente uma profecia auto-realizável. Exemplos relacionados ao trabalho incluem ser assombrado por erros do passado ou medo de parecer agressivo demais para seus colegas de trabalho ou gerentes. O denominador comum é que essas barreiras não têm relação com nenhum trabalho ou com sua capacidade inerente de realizar ou conseguir esse emprego.
Bater através do vidro
Vamos supor que você é um funcionário valioso que dedicou anos ao seu empregador e se sentiu recompensado e valorizado em troca de suas contribuições - até atingir um certo nível. Por alguma razão, você continua sendo preterido para uma promoção que o colocaria na mesa executiva. Até então, você provavelmente não tinha dúvidas sobre como sua empresa via as mulheres em cargos de alto nível. Essa incapacidade das mulheres - e das minorias - de romper com poderosas posições de alta gerência é chamada de The Glass Ceiling. Ele ganhou atenção suficiente para garantir que o Departamento de Trabalho dos EUA estabelecesse a Comissão do Teto de Vidro na 1991 para estudar o assunto e fazer recomendações. O Título VII da Lei de Direitos Civis da 1991 proíbe gênero e outras formas de discriminação. A situação melhorou, mas isso não significa que não existe.
Mamãe como gerente
Mulheres com filhos têm habilidades multitarefas dignas de admiração e maravilha. No entanto, as crianças podem desencadear uma barreira artificial ao emprego, e é ainda mais problemático para mães solteiras ou com filhos com necessidades especiais. Você pode ter problemas para encontrar assistência infantil de qualidade e acessível. Você precisa coordenar a coleta depois da escola e levar as crianças para atividades extracurriculares - ou então providenciar cuidados pós-escolares se eles não tiverem idade suficiente para ficar sozinhos em casa. Além disso, os empregadores que conhecem esses desafios podem ter reservas tácitas sobre suas habilidades de dar ao seu trabalho a atenção necessária. Preocupações e desafios que as crianças impõem são barreiras artificiais porque não têm relação direta com as qualificações profissionais da mãe.
Diga-me o que você fez no verão passado
Você pode ter uma razão lógica ou inevitável para ter uma lacuna de emprego em seu currículo, mas tal ruptura da força de trabalho é um exemplo de uma barreira de emprego artificial. Talvez você tenha voltado à escola, feito uma mudança de carreira, tenha ficado em casa com crianças, se recuperado de uma doença ou estivesse procurando emprego depois de uma demissão - para alguns empregadores, qualquer diferença nas datas de emprego levanta uma bandeira vermelha fictícia. Esteja preparado para explicar a lacuna de uma maneira não defensiva, destacando como você manteve suas habilidades atualizadas e permaneceu atualizado sobre notícias, processos ou tecnologia em seu setor.