Iluminação Pode Afetar O Ph No Meu Aquário?

Autor: | Ultima Atualização:

Algumas plantas de aquário preferem pouca iluminação.

Em seu aquário, a luz faz mais do que mostrar seu peixe. Tudo na química da água do aquário tem conexões com todo o resto. Assim, enquanto a água batendo leve não causa uma mudança química em si mesma, a iluminação pode influenciar o pH de várias maneiras indiretas.

Níveis de Oxigênio

Se você tem plantas ou corais, os níveis de oxigênio e dióxido de carbono estão sujeitos à influência da fotossíntese. Os níveis de oxigênio e dióxido de carbono aumentam e diminuem em estreita relação uns com os outros sob a influência dos sistemas vivos. Embora o oxigênio não tenha efeito direto sobre o pH, o dióxido de carbono tem um pH ácido, que diminui o pH da água. Como a iluminação promove a fotossíntese, a iluminação forte pode reduzir os níveis de dióxido de carbono e elevar os níveis de oxigênio. Isso aumenta o pH, tornando a água menos ácida e mais alcalina.

O ciclo do nitrogênio

Em um aquário com plantas vivas, a iluminação também pode influenciar o pH de outra maneira. Os peixes produzem resíduos, principalmente amônia. Embora a amônia em si tenha um pH alto, os processos biológicos associados à produção de amônia e seus subprodutos produzem ácidos e reduzem o pH. No entanto, as luzes promovem a saúde das plantas de aquário. Plantas de aquário absorvem amônia e outros resíduos de nitrogênio. Isso remove compostos ácidos da água, aumentando o pH. Plantas de água doce vivas podem produzir esses efeitos, mas no aquário marinho, os corais não podem desempenhar essa função, já que a amônia e o nitrito são tóxicos para esses organismos.

Má iluminação

Todos os processos pelos quais as plantas alteram a química da água dependem da forte iluminação do aquário. Em uma iluminação mais fraca, as plantas não fotossintetizam tanto quanto, se for o caso. Nestas circunstâncias, as plantas podem realmente produzir mais dióxido de carbono do que absorvem, baixando os níveis de oxigênio e o pH da água. Além disso, quando suas necessidades não são satisfeitas, as plantas podem morrer no aquário e apodrecer. Plantas com hastes duras podem não parecer mortas, mas apodrecem do mesmo jeito. Nesta situação, as plantas produzem amônia e diminuem o pH da água do aquário.

Mudanças no pH da planta

Mudanças drásticas no pH geralmente prejudicam os peixes, mesmo quando a mudança é para as condições ideais. No entanto, a maioria das mudanças que as plantas de iluminação e aquário produzem beneficiam o aquário e se movem lentamente. Além disso, a maioria dos processos dependentes de luz das plantas de aquário tem outros benefícios colaterais, como adicionar oxigênio à água ou absorver substâncias químicas tóxicas, como a amônia. Em geral, se você mantiver as plantas sob as condições ideais - e as especificidades variam de acordo com a espécie - elas melhorarão a qualidade da água em um aquário.