Crescimento Do Eps Versus Crescimento Do Dividendo

Autor: | Ultima Atualização:

Investimento em ações para crescimento de dividendos é uma estratégia popular de mercado de ações.

Investir em ações com histórico de dividendos crescentes fornece um sólido fluxo de renda e potencial para capital apreciação. Para a maioria das empresas, o lucro por ação (EPS) é o fluxo de caixa do qual esses dividendos são pagos. Para um dividendo crescer, ele precisa ser apoiado pelo crescimento de EPS.

Lucro por Ação e Dividendo

A maioria das empresas pagadoras de dividendos faz pagamentos de dividendos trimestralmente para coincidir com os relatórios financeiros trimestrais necessários. Lucro por ação refere-se ao lucro líquido que uma empresa ganha após todas as despesas e impostos divididos pelo número de ações em circulação. Quando o número EPS é publicado, esse montante pode ser comparado ao valor do dividendo trimestral que a empresa pagou no trimestre. Um objetivo corporativo comum é produzir um EPS que cresça ano após ano. Os efeitos sazonais podem levar os ganhos a flutuar de um trimestre para o outro. Para obter uma visão mais precisa dos ganhos, compare os resultados do ano inteiro ou compare os mesmos trimestres em relação ao ano anterior (como o segundo trimestre do ano passado em comparação com o segundo trimestre deste ano).

Taxa de pagamento de dividendos

O índice de pagamento de dividendos é o valor do dividendo dividido pelo lucro por ação. O rácio pode ser calculado numa base anual ou trimestral. Um índice de payout mais baixo significa que a empresa tem lucros em excesso para futuros aumentos de dividendos. Se você está procurando um crescimento de dividendos sustentável e de longo prazo, comparar o índice de dividendos ao longo de vários anos mostra se o EPS está crescendo rápido o suficiente para suportar a taxa de crescimento de dividendos. Empresas grandes e estáveis, com crescimento estável dos lucros, podem pagar uma taxa de pagamento maior do que empresas com taxas de crescimento de EPS inconsistentes.

Ajustes ao Lucro

Você pode encontrar algumas ações com dividendos atrativos, mas a taxa de pagamento parece ser muito alta para sustentar a taxa de crescimento de dividendos. Uma empresa pode ter despesas não monetárias que não afetem a capacidade da empresa de pagar dividendos. Tipos de empresas com essa característica incluem ações de telecomunicações, fundos de investimentos imobiliários (REITs) e parcerias limitadas mestras (MLPs). Com esse tipo de empresa, procure o fluxo de caixa distribuível em vez do lucro por ação. As empresas REIT referem-se a isso como fundos de operações (FFO) por ação. Esses números podem ser usados ​​para calcular os índices de pagamento de dividendos e avaliar o potencial de crescimento de dividendos.

Considerações

Uma história de crescimento estável de EPS e as previsões de crescimento futuro de Wall Street são os melhores indicadores que uma empresa pode continuar aumentando. . Lembre-se de que tanto os ganhos futuros quanto os dividendos não são garantidos. Analise regularmente os resultados de suas ações de crescimento de dividendos para garantir que o crescimento dos lucros seja suficiente para manter o crescimento dos dividendos. Um par de relatórios de ganhos trimestrais com ganhos mais lentos ou mais baixos do que o esperado não são motivo para alarme imediato, mas indicam que uma vigilância mais atenta deve ser mantida no estoque.