Ácido Elágico Em Mirtilos

Autor: | Ultima Atualização:

Mirtilos são uma boa fonte de ácido elágico e outros antioxidantes.

O ácido elágico é um antioxidante natural encontrado em mirtilos e muitas outras frutas e nozes. Você pode ter ouvido o ácido elágico mencionado em relação às suas propriedades anti-câncer, o que é parcialmente o motivo pelo qual os mirtilos são frequentemente considerados saudáveis ​​e benéficos. Estudos em animais parecem apoiar as propriedades anti-cancerígenas do ácido elágico, embora a American Cancer Society avise que atualmente não há evidências confiáveis ​​de que ele possa prevenir ou tratar o câncer em pessoas. Mas em qualquer caso, existem muitos outros nutrientes em mirtilos que os tornam um excelente complemento para sua dieta.

Ácido elágico

O ácido elágico é classificado como um composto polifenólico, que é um tipo especialmente forte de antioxidante encontrado em uma variedade de alimentos à base de plantas. Antioxidantes são benéficos para o seu corpo porque eliminam ou neutralizam os radicais livres que têm uma tendência a danificar tecidos como vasos sanguíneos e órgãos internos. Os mirtilos não são a fonte mais rica de ácido elágico, mas são uma fonte muito boa. Frutas vermelhas pigmentadas, como framboesas, morangos, uvas vermelhas e romãs, geralmente contêm um pouco mais de ácido elágico do que os mirtilos. O ácido elágico também é encontrado em nozes, como nozes e nozes.

Potenciais propriedades anticâncer

Em estudos com animais, observou-se que o ácido elágico não apenas atua como um forte antioxidante e antibacteriano moderado, mas também proíbe mutações genéticas nas células, o que parece impedir que as células cancerígenas se formem e se espalhem. O ácido elágico parece ser mais eficaz para proporcionar benefícios protetores contra câncer de mama e de próstata, pois reduz o efeito do estrogênio no crescimento de células cancerígenas dependentes de estrogênio. Tenha em mente, porém, que esses estudos geralmente são feitos em ratos e camundongos, por isso não significa necessariamente que o ácido elágico afetará os seres humanos da mesma maneira. Além disso, a Food and Drug Administration dos EUA atualmente não reconhece o ácido elágico como um tratamento eficaz para o câncer ou qualquer outra doença.

Concentrações Variáveis

O teor de ácido elágico em mirtilos e outras frutas depende de muitos fatores, como o teor de solo, condições de crescimento e maturação. Os mirtilos cultivados organicamente têm concentrações significativamente maiores de ácido elágico e outros antioxidantes em comparação com variedades não cultivadas organicamente. Portanto, se você quiser maximizar o impacto sobre a saúde das bagas e talvez de outras frutas, compre produtos orgânicos. Além disso, blueberries liofilizadas podem ser ainda mais concentradas em ácido elágico. Ao contrário de alguns antioxidantes e outros nutrientes, como a vitamina C, o ácido elágico é um composto bastante resistente e é capaz de suportar vários tipos de condições de processamento e armazenamento.

Outros Nutrientes em Mirtilos

Além do ácido elágico, os mirtilos contêm muitos outros antioxidantes, como as antocianinas, que são os principais responsáveis ​​por sua cor azul escura. As antocianinas também atuam como antibacterianos leves e antiinflamatórios. Mirtilos também são boas fontes de vitaminas C e K, manganês, fibra solúvel e pectina. Limpe cuidadosamente mirtilos cultivados convencionalmente antes de comê-los, porque eles podem ser revestidos em resíduos de pesticidas.