Glicose Elevada Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Níveis elevados de glicose no sangue podem representar um problema para seu gatinho

Níveis de glicose no sangue acima do normal não são incomuns em gatos, especialmente gatos mais velhos. É importante que você aprenda os sinais, sintomas e tratamentos para níveis elevados de glicose no sangue, porque quanto mais cedo você diagnosticar e iniciar o tratamento, maior a probabilidade de evitar complicações relacionadas.

Causas dos Níveis Elevados de Glicemia

A causa mais comum de níveis elevados de glicose no sangue, também chamados de hiperglicemia, em felinos é um mau funcionamento dentro do sistema endócrino de um gato. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que facilita a passagem de glicose para as células de um animal. As células metabolizam a glicose para fornecer energia para o funcionamento diário do seu gato. Quando o pâncreas não produz insulina suficiente, a glicose permanece na corrente sanguínea e faz com que os níveis de glicose subam. Outras causas de aumento dos níveis de açúcar no sangue incluem estresse, hormônios, pancreatite, uma dieta rica em carboidratos, interações medicamentosas e infecção bacteriana. É importante determinar a causa da hiperglicemia do seu gatinho porque alguns tipos são temporários e não requerem tratamento de longo prazo.

Complicações

Como o gato não está recebendo glicose em suas células, ela se sentirá letárgica e começará a perder peso porque seu corpo começa a queimar o tecido muscular para obter energia. Se não for tratada, a hiperglicemia se transformará em diabetes. Diabetes felino pode levar a danos nos rins, problemas de visão, neuropatia e fraqueza nas pernas do seu gato. Outra complicação, a cetoacidose, é uma condição séria que surge quando cetonas, um subproduto da digestão dos próprios tecidos do corpo, se acumulam na corrente sanguínea. A cetoacidose requer atenção imediata do seu veterinário. Sempre consulte um veterinário experiente sobre a saúde e o tratamento de seu animal de estimação

Diagnóstico

Fique atento a quaisquer sinais que possam indicar que seu amigo felino tem hiperglicemia. Seu gato pode estar com muita sede, resultando em micção freqüente. Ela pode estar constantemente com fome, mas perdendo peso. Olhos vermelhos, depressão e letargia são outros sintomas da glicemia alta. Além disso, se o seu gatinho mostrar sinais de fraqueza nas patas traseiras ou andar em seus jarretes, pode ser sinal de danos nos nervos devido aos altos níveis de glicose no sangue. Se você notar algum destes sintomas, é hora de uma visita ao seu veterinário. Ele provavelmente irá realizar testes de sangue e urina para determinar os níveis de glicose do seu gato. Os níveis normais de glicose no sangue variam entre 75 e 120 mg / dl, e qualquer coisa superior a 200 mg / dl é considerada hiperglicemia.

Gerenciando hiperglicemia

Primeiro você deve descobrir a causa subjacente dos níveis elevados de glicose. Se a causa for causada por uma interação ou infecção por drogas, a condição provavelmente é temporária e desaparecerá assim que os problemas subjacentes forem resolvidos. Se a hiperglicemia levou ao diabetes, você precisará tratá-la através da redução do estresse, mudanças na dieta e possivelmente insulina ou medicamentos orais. Seu veterinário provavelmente sugerirá uma dieta rica em proteínas, pobre em carboidratos, com baixo teor de gordura e rica em fibras. Se a hiperglicemia do seu gato é dependente de insulina, seu veterinário irá orientá-lo sobre a administração de insulina e técnicas de monitoramento de glicose. Gerenciar a hiperglicemia do seu amigo felino é um compromisso vitalício de seguir as diretrizes do seu médico veterinário, mas com um monitoramento e tratamento adequados, seu amigo hiperglicêmico pode ter uma vida longa e saudável.