Alimentos Para Cães Que Previnem Pedras De Estruvita

Autor: | Ultima Atualização:

Seu veterinário pode recomendar uma dieta veterinária especial para pedras de estruvita de seu filhote.

Se seu cão tiver sido diagnosticado com cálculos renais na bexiga, seu veterinário pode colocar ele em uma dieta especial para ajudar a dissolver essas pedras e evitar novas. Estas dietas especiais só estão disponíveis através do seu veterinário e requerem uma monitorização cuidadosa

Pedras de Struvite

Pedras de estruvito se formam na bexiga se a urina de seu filhote ficar muito alcalina, geralmente devido a uma infecção bacteriana. As bactérias que causam essa infecção produzem uma enzima chamada urease, que divide a uréia na urina do seu filhote em amônia. A amônia torna a urina alcalina e causa inflamação da bexiga, liberando proteínas na urina. A urina alcalina e proteínas levam à reação química que produz pedras de estruvita, composta de magnésio, amônio e fosfato. Uma vez formadas, essas pedras podem causar dor no seu cão e bloqueios potencialmente fatais da uretra. Apenas cirurgias, técnicas não cirúrgicas e mudanças na dieta podem ajudar a aliviar o seu filhote.

Dietas Especiais

Existem várias dietas veterinárias no mercado para dissolver os cálculos renais existentes e ajudar a prevenir sua formação em primeiro lugar. . Você só pode comprar essas dietas através de seu veterinário, que deve monitorar cuidadosamente o progresso do seu cão nelas. Algumas destas dietas são boas para alimentar o seu cão indefinidamente, enquanto outras são projetadas apenas para alimentação de curto prazo, normalmente não mais do que seis meses de cada vez, para dissolver pedras existentes.

Como elas funcionam?

Dietas de prevenção de estruvita contêm quantidades muito baixas de proteína, fosfato e magnésio para manter a urina do seu cachorro ácida. Esse equilíbrio de nutrientes reduz a quantidade de uréia produzida pelo corpo do filhote. Com pouca uréia presente na urina, qualquer urease proveniente de bactérias na bexiga não será capaz de quebrá-la em amônia e a urina não se tornará alcalina. As dietas também contêm quantidades elevadas de sódio, para aumentar a sede do seu cão e encorajá-lo a beber bastante água para manter sua urina diluída.

Monitoramento Veterinário

Enquanto seu cão está em sua nova dieta veterinária, seu veterinário irá monitorar seu pH urinário, que idealmente deve cair abaixo de 6,5, de acordo com VCA Animal Hospitals. Ela também pode prescrever um antibiótico para o seu filhote se ele tiver pedras atualmente na bexiga. Até que as pedras se dissolvam completamente, o antibiótico impede que qualquer bactéria dentro delas floresça.

Suplementando Dietas

Mude seu cão para a nova comida dele durante um período de aproximadamente uma semana, para acostumá-lo a isso. Se ele não comer ou não gostar, seu veterinário pode precisar dar a ele uma medicação acidificante especial para a sua urina. Esses medicamentos não são recomendados para uso com dietas especiais porque a urina pode se tornar muito ácida. A urina muito ácida pode levar à formação de cálculos de oxalato de cálcio, um tipo diferente de cálculos na bexiga

Considerações e precauções

As dietas para prevenção de estruvita não são apropriadas para todos os filhotes, pois possuem grande quantidade de gordura e sódio. Essas dietas podem não ser apropriadas para cães propensos à pancreatite. O baixo teor de proteína os torna inadequados para filhotes grávidas ou amamentando, pois a proteína é necessária para o crescimento. Enquanto essas dietas vêm em formulações enlatadas e secas, as fórmulas em conserva têm um menor teor de gordura e maior porcentagem de água para estimular a urina diluída.