Faz Andar Claro Suas Artérias?

Autor: | Ultima Atualização:

Caminhar aumenta a saúde de suas artérias.

O sangue não pode atravessar com eficiência as artérias que se tornaram obstruídas pela placa. O resultado pode ser dor em áreas como o peito e as pernas. Essa dor pode tornar a caminhada desconfortável, mas caminhar é um exercício que pode ajudar a melhorar a saúde de suas artérias. Antes de iniciar qualquer nova rotina de exercícios, consulte o seu médico, especialmente se você tiver uma condição médica existente.

caminhada

Um estudo realizado na Feinberg School of Medicine da Universidade Northwestern mostrou que andar em esteira além de fortalecer exercícios pode ajudar a melhorar a qualidade de vida em pessoas com doença arterial periférica. Os resultados sugerem que o fluxo sanguíneo nas artérias da perna aumenta. Novas artérias podem se formar nas pernas do paciente, aumentando ainda mais o fluxo sanguíneo e a quantidade de oxigênio transportada por todo o corpo. Você deve caminhar pelo menos três vezes por semana para 20 a 30 minutos, trabalhando até 40 minutos, se possível.

intensidade

Exercício leve não é suficiente para limpar suas artérias da placa. Você deve se exercitar regularmente a um ritmo que faça com que sua frequência cardíaca aumente. Este nível de atividade faz com que as artérias e os vasos sanguíneos se fortaleçam, fiquem mais longos e trabalhem melhor em conjunto, a fim de aumentar o fluxo sanguíneo para dentro e para fora do coração e ao redor do corpo. O exercício intenso regular também pode fornecer músculos mais fortes, perda de peso e uma sensação geral de bem-estar.

Dor na perna

Se você achar que tem dor nas pernas depois de caminhar, pode ter uma doença arterial periférica. Se você sentir dor nas pernas toda vez que caminhar pela mesma distância, entre em contato com seu médico. Esse tipo de dor geralmente desaparece após alguns minutos de descanso, mas pode ser um sinal de um problema vascular grave. As pessoas que fumam ou têm diabetes estão em maior risco de doença arterial periférica.

Advertências

Embora a caminhada ajude a melhorar a doença arterial e melhore a saúde geral de suas artérias, entre em contato com seu médico se sentir dor intensa na perna ou no pé após caminhar. Você pode precisar de mais testes e tratamentos além do exercício. Se você fuma, tem pressão alta ou é diabético, corre um risco maior de ter uma doença arterial grave. Seu médico pode determinar se o teste de ultrassom é necessário para encontrar a localização exata do seu bloqueio. Em casos extremos, a cirurgia pode ser necessária.