
Os ciclídeos africanos preferem água com pH alto.
Amônia e pH em aquários têm uma relação complicada. O pH da água do aquário é influenciado por produtos químicos dissolvidos, como compostos orgânicos e sais minerais inorgânicos; e a amônia é um componente natural do desperdício de peixe e da decomposição orgânica. Compreender o pH e a amônia são fundamentais para manter os peixes saudáveis.
O pH da amônia
A amônia pura tem um pH básico ou alcalino. Então, em teoria, a amônia deve aumentar o pH de um aquário. No entanto, praticamente todos os processos no aquário que produzem amônia, bem como a quebra da amônia, produzem cátions de hidrogênio. Como o pH é o log negativo da concentração de cátions de hidrogênio, o aumento diminui o pH, negando o pH levemente básico da amônia. Assim, enquanto a amônia tem um pH básico, os processos que a criam em um aquário produzem íons de hidrogênio suficientes para superar isso e diminuir o pH.
Fontes de amônia
A amônia vem de vários processos biológicos no aquário. A maioria desses processos se resume a quebrar proteínas. No metabolismo de um peixe, eles decompõem as proteínas dos alimentos que ingerem e produzem amônia tóxica como subproduto. Isso libera amônia e íons de hidrogênio. Como a amônia é uma base fraca, os íons de hidrogênio têm um efeito mais forte sobre o pH, portanto, esse processo reduz o pH. Plantas putrefatas e matéria animal, bem como comida de peixe em decomposição, também passam por um processo semelhante que produz íons de amônia e hidrogênio.
O Ciclo de Amônia
Em um aquário saudável, as bactérias quebram a amônia em formas menos tóxicas. Um primeiro conjunto de bactérias divide a amônia em nitrito. Um segundo grupo de bactérias transforma o nitrito em nitrato. As várias bactérias também liberam ainda mais íons de hidrogênio ao longo deste processo, o que reduz o pH. O processo normalmente leva várias semanas a um mês para estabelecer em novos aquários. Sem esse processo, a amônia tóxica continuaria aumentando até que a água se tornasse tóxica para os peixes.
Como o pH afeta a amônia
Embora os processos que criam amônia afetem o pH, o pH do aquário também pode influenciar a amônia. Em um aquário ácido, a amônia se torna menos tóxica para os peixes. Nunca é bom ter amônia em um aquário, mas é "menos ruim" em uma situação ácida. No entanto, algumas espécies de peixes preferem água com alto pH. Eles incluem ciclídeos africanos e todos os peixes de água salgada. Em água com pH alcalino ou básico, a amônia é muito mais tóxica. Além disso, a água para esses peixes geralmente contém tampões poderosos - minerais que estabilizam o pH - exigindo manutenção meticulosa do aquário.




