Os Gatinhos Se Dão Bem Com Suas Mães Como Adultos?

Autor: | Ultima Atualização:

Os gatos mamães alimentam seus filhotes quando são pequenos.

É difícil não amar um gatinho, mesmo se você for um gato. Em geral, a maioria dos gatos adultos tolerará, se não demonstrar afeto, qualquer gatinho - especialmente o seu próprio. Mas quando essas pequenas bolas fofas se transformam em maturidade felina completa, são todos os gatos para ela, e isso inclui as mamães.

Até mesmo os gatos mais reservados cuidarão de seus próprios gatinhos

gatinhos - até certo ponto. No momento em que seus gatinhos são cerca de 6 a 8 semanas de idade, um gato mamãe, tendo realizado o importante trabalho de ensinar sua independência gatinhos, provavelmente começará a procurar distância da tripulação. Ela pode procurar uma área mais alta, mantendo um olho em seus gatos em crescimento em seu poleiro em cima do sofá ou em uma cadeira favorita. Ela ainda vai intervir se seus bebês estiverem com problemas ou ficarem muito rudes, mas é menos provável que ela interaja com os gatinhos regularmente. Ela pode até ocasionalmente dar um tapinha suave em um jovem que perturba seu descanso. Esta indiferença crescente é um comportamento normal para os gatos mãe quando seus filhotes começam a crescer

Tempo de Separação

Desde o momento em que um gatinho chega à adolescência - entre 10 e 12 semanas - um gato mamãe ainda pode tolerar sua presença e pode até ocasionalmente brincar ou mostrar afeição por seu bebê crescido, mas neste momento, o relacionamento geralmente se torna um dos companheiros de quarto. Como uma mãe se dá bem com seus filhotes dependerá de seu temperamento e sua tolerância para compartilhar comida, atenção e espaço. Neste ponto, é cada gato para si, e a relação familiar entre uma mamãe e seus gatinhos não garante a harmonia na casa. Os gatinhos estão prontos para serem separados de suas mães por esta altura e vão prosperar por conta própria em uma nova casa. É improvável que os gatos mamães sofram por mais de um dia ou dois quando seus filhotes crescidos desaparecem da casa. Eles podem até parecer aliviados

Ajudando os gatos mamães a se darem bem com seus gatinhos

Se você separou um gato mamãe e seus gatinhos por mais de um dia, você pode se surpreender ao descobrir que ela é menos tolerante presença no seu retorno. Ela pode reagir a eles como se fossem gatos estranhos - sibilando, cuspindo ou até mesmo golpeando-os com raiva. Neste ponto, a melhor coisa que você pode fazer para restabelecer a paz na casa (e proteger os gatinhos em crescimento, que podem ser traumatizados pelo comportamento agressivo da mãe) é isolar os gatinhos da mãe, colocando-os em separado. quartos por alguns dias até que ela reaja ao seu cheiro. Coloque as tigelas de comida dos gatinhos longe da porta que as separa da gata mamãe, e depois aproxime-as gradualmente a cada dia até que ela se acalme. Neste ponto, reintroduza os gatinhos crescidos na área viva principal da casa, mas supervisione a situação com cuidado até que você veja que a mamãe e seus gatinhos parecem estar se dando bem.

Chega é o suficiente

Se seu gato se mudou Além da fase de mamãe distante e se tornou completamente intolerante da presença de seus próprios gatinhos crescidos na casa, fale com seu veterinário sobre a prescrição de um teste de curto prazo de medicação comportamental para o seu gato. É possível que seu gato esteja sofrendo de ansiedade ou estresse, e alguns meses com medicação podem ajudá-la a se adaptar à ideia de compartilhar seu espaço com outros gatos. Se você já tentou várias soluções, mas seu gato ainda está se comportando de forma agressiva em relação a seus filhotes crescidos, você pode não ter outra escolha a não ser encontrar os gatinhos em novas casas para sua própria segurança (e sua sanidade).