Gatos Hipoalergênicos Ajudam As Alergias De Gatos?

Autor: | Ultima Atualização:

Gatos Sphynx produzem menos alérgenos que a maioria dos gatos e podem ser melhores animais de estimação para pessoas com alergias a gatos.

Se você puder parar de espirrar tempo suficiente para ler esta frase , ter coração: certas raças de gatos são mais fáceis em suas alergias. Pode não haver verdadeiros gatos hipoalergênicos, mas há gatos que produzem menos alérgenos que a maioria. Compreender as alergias a gatos pode ajudá-lo a desencadeá-las menos

Alergias reveladas

As pessoas não são alérgicas ao pêlo de gato, pelo menos não por si só. Os gatos produzem uma proteína no pêlo, na saliva e na urina, que faz a maioria das pessoas com alergias a gatos espirrar, lacrimejar, coçar e ter dificuldade em respirar. Gatos derramam flocos de pele revestidos de alérgenos e cobrem suas peles com alérgenos quando se limpam. Esses alérgenos têm poder de permanência. Eles podem causar reações alérgicas meses após o gato em questão ter deixado. Pessoas com alergias leves a médias toleram algumas raças de gatos melhor do que outras, levando alguns a acreditar que esses gatos produzem menos alérgenos. Você pode pensar que a exposição a pequenas quantidades de alérgenos ajuda você a desenvolver uma tolerância a elas. Algumas evidências anedóticas sustentam essa abordagem, mas desafia a sabedoria científica convencional sobre alergias.

Gatos Hipoalergênicos

Se você tem alergias a gatos, mas se recusa a desistir de encontrar um companheiro felino, provavelmente está procurando um gato hipoalergênico. Infelizmente não existe tal coisa - pelo menos não confirmada pela ciência. Há, no entanto, raças que parecem produzir menos alérgenos ou perder menos cabelo com alérgeno do que outros. Eles podem ser menos propensos a desencadear suas alergias. Algumas pessoas dizem que os gatos siberianos são mais fáceis de lidar com as alergias das pessoas. Seu cabelo mais comprido pode apresentar problemas cumulativos, no entanto, como ele e os alérgenos que o acompanham se agarram ao mobiliário. Curta-balinesa, javanesa e Oriental, também são consideradas mais fáceis para as alergias das pessoas. Os gatos Devon Rex e Cornish Rex têm casacos muito curtos e os Sphynxes têm um pelo fino e musgoso que os faz parecerem nus. Estas raças perdem menos do que os seus compatriotas felinos, deixando assim menos pêlos com revestimento de alérgenos. Nenhum desses gatos é verdadeiramente hipoalergênico, e nem todas as pessoas com alergias a gatos se dão bem com elas

Outras Considerações

Se você está adotando um gato apesar de suas alergias a gatos, certifique-se de ter um plano de apoio não dê certo. Também ajuda a considerar alguns outros fatos alérgicos de gatos. Gatos de pêlo curto e cabelos compridos produzem quantidades iguais de alérgenos e perdem em taxas aproximadamente iguais. Gatinhos produzem menos alérgenos que adultos. Gatos machos produzem mais alérgenos do que gatos fêmeas, e machos intactos produzem mais do que machos castrados. Por alguma razão inexplicável, gatos de cor escura produzem mais alérgenos do que gatos mais leves. (Essa é uma das únicas razões racionais para evitar gatos pretos). Se você tem alergias a gatos, uma gata de cor clara pode ser sua melhor aposta. Algumas empresas e criadores afirmam ter engendrado gatos hipoalergênicos - Allerca anunciou infamemente uma dessas criações em 2006 - mas os cientistas ainda não confirmaram essas alegações. Estes gatos de designer muitas vezes carregam preços elevados.

Viver com alergias de gatos (e gatos)

Se você é um dos 6 milhões a 10 milhões de americanos alérgicos a gatos ou outros animais de estimação, você tem que fazer alguns escolhas difíceis sobre manter gatos. Independentemente do gato que você escolheu, ajuda a ficar em cima da limpeza. Vácuo e use o rolo de fiapos com freqüência. Remova o carpete, que é essencialmente uma armadilha de pele gigante. Um filtro de ar também pode ajudar. Lave brinquedos e lençóis regularmente para parar o acúmulo de alérgenos. Use mais algodão e menos lã. Troque as cortinas pesadas. A maioria dos gatos não gosta de banhos semanais ou quinzenais, mas geralmente você pode acabar limpando-os com uma toalha molhada. A escovação semanal ou quinzenal ajuda a controlar o derramamento. Acima de tudo, você precisa lavar as mãos e o rosto após o contato com o gato ou alérgenos.