Os Diferentes Tipos De Exercícios Afetam A Freqüência Cardíaca?

Autor: | Ultima Atualização:

O tipo de exercício que você faz tem um efeito distinto na fisiologia do corpo

Sua freqüência cardíaca é uma função da frequência com que seu coração bate um certo período de tempo. A maioria das medições cardíacas registra batimentos por minuto; quanto mais batidas houver em um minuto, mais seu coração estará trabalhando para bombear o sangue através de seu corpo. Como o sistema cardiovascular é responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes por todo o corpo através da corrente sanguínea, a frequência cardíaca é uma indicação das necessidades do seu corpo durante os diferentes tipos de exercício.

O sistema cardiovascular

Músculos usam a respiração celular para reiniciar depois de uma contração. Este processo converte glicose, glicogênio, aminoácidos e gordura em uma molécula de transporte de energia chamada ATP usando oxigênio. Quando seu sangue fornece oxigênio suficiente para essa conversão, seu corpo está passando por respiração aeróbica. É possível ir além dos limites do seu sistema cardiovascular. A respiração anaeróbica ocorre quando não há oxigênio suficiente para a reação, convertendo a glicose diretamente em ATP e produzindo ácido lático, o que causa fadiga.

Exercícios de baixa intensidade

Quando você faz um exercício que não deixa você se sentindo sem fôlego, é uma boa aposta que sua freqüência cardíaca também seja baixa. Exercícios de ioga, caminhada e corrida e escalada geralmente envolvem esse tipo de resposta cardiovascular de baixa intensidade. Quando sua frequência cardíaca está baixa, seus músculos estão recebendo todo o oxigênio necessário para continuar executando a tarefa atual. Estes exercícios geralmente elevam a frequência cardíaca acima da taxa normal de repouso

Exercícios de Alta Intensidade

Atividades de alta intensidade como correr, nadar e jogar futebol envolvem vários grupos musculares trabalhando em alta taxa, o que eleva sua freqüência cardíaca. Seus músculos precisam de mais oxigênio nesse nível de atividade, e seu coração compensa bombeando mais sangue para transportar esse oxigênio extra fornecido pelos pulmões. Esses tipos de atividades fatigam o corpo muito mais rapidamente, especialmente se a atividade ultrapassar sua capacidade aeróbica. Sua freqüência cardíaca durante o exercício anaeróbico é o máximo que pode ser, já que seu coração não pode transportar sangue rico em oxigênio mais rápido do que já é.

Escolhendo um Exercício

Exercícios de baixa intensidade e alta intensidade são ambos valioso para a sua saúde cardiovascular. Sua freqüência cardíaca é uma indicação de quais exercícios fazem seu corpo trabalhar mais, mas até mesmo o exercício aeróbico ajuda a construir uma boa base de condicionamento físico e saúde, fortalecendo músculos específicos. Determinar se um exercício é de alta ou baixa intensidade pode ser feito usando a frequência cardíaca; verifique seu pulso durante o próximo treino para ver o quanto seu coração precisa trabalhar para acompanhar suas demandas de energia.