Exercícios De Arremesso De Disco

Autor: | Ultima Atualização:

O arremesso de disco requer velocidade, força e agilidade

O arremesso de disco requer uma combinação de velocidade, potência e técnica. Enquanto você precisa de força para lançar o disco, o evento também requer precisão e forma adequada para traduzir esse poder em distância. Em particular, os lançadores de disco precisam de agilidade e poder explosivo. Um treino para lançadores de disco deve se concentrar em gerar energia em rajadas curtas, juntamente com a melhoria da agilidade e do trabalho de pés.

Trabalho de pés

Pés rápidos são essenciais para jogar o disco de forma eficaz. Os giros e rotações que geram energia exigem que seus pés atinjam pontos precisos para executar corretamente um arremesso. Trabalhar em saltar e correr usando uma escada de agilidade de velocidade é uma maneira de melhorar a rapidez dos seus pés. Outro exercício para o trabalho de pés é a broca de pontos, que envolve correr e pular entre cinco cones colocados em um padrão “X”.

Treinamento com pesos

Os levantamentos olímpicos do arremesso são benéficos para os lançadores de disco. Estes elevadores adicionam potência explosiva, o que é fundamental para ajudar os atletas a transitarem com força através das várias fases do lançamento. O snatch fornece um treino completo para o corpo, enquanto o movimento da potência limpa e o empurrão imitam os elementos do lançamento do disco e ajudam a construir a força funcional. Exercícios de Kettlebell, como balanços, trechos, limpadores e prensas, e a prensa de baixo para cima constroem força explosiva junto com alongamento e coordenação do núcleo.

Plyometrics

Treinamento de pliometria ajuda a treinar músculos para poder explosivo usado em um curto período. Esses tipos de rajadas rápidas são críticos para os lançadores de disco que fazem movimentos rápidos e poderosos. Os exercícios pliométricos iniciais incluem saltos no local, como pontapés, chutes de foguetes, saltos de macacos e saltos de esqui, nos quais você pula 10 a 50 vezes. O treinamento pliométrico avançado inclui saltos múltiplos, como saltos altos em pé e saltos triplos que são feitos várias vezes em saltos sucessivos e de profundidade, como rebotes de caixa e combos de caixa.

Considerações

Um programa de periodização ajuda a construir seu treinamento em direção a pico durante a temporada de competições. Isso significa ajustar suas rotinas de treino para a temporada de entressafra, pré-temporada e competição. O treinamento precoce pode se concentrar na aptidão geral e no treinamento com pesos, depois na transição para dar mais ênfase aos exercícios de técnica e menos ênfase nos exercícios de força, já que o treinamento se aproxima da competição. O treinamento com pesos pode começar aos quatro dias da semana durante os primeiros estágios de preparação e passar para dois ou três dias por semana durante a temporada.