Diferença Entre Convulsões E Acidentes Vasculares Cerebrais Em Cães

Autor: | Ultima Atualização:

Após uma convulsão, seu cão precisará dormir e se recuperar.

Ver seu cão sofrer um derrame ou uma convulsão pode ser bastante assustador, porque o seu amigo canino não pode falar com você e deixar você saber o que ele está sentindo. Aprenda os sintomas e as respostas apropriadas para as convulsões e derrames para que você possa ajudar seu cão, se necessário.

Causas

As convulsões e derrames têm diferentes causas em cães, como acontece em humanos. Uma convulsão é o resultado de um mau funcionamento elétrico no cérebro, quando uma tempestade elétrica no cérebro causa sintomas de convulsão. Se seu cão repetiu convulsões ao longo do tempo, seu veterinário pode diagnosticar a epilepsia canina. A epilepsia pode ter uma base genética, ou pode resultar de lesões no cérebro ou desequilíbrio químico. As convulsões também podem ser causadas por acidentes vasculares cerebrais, embora a causa raiz de um derrame seja física, e não elétrica. Um derrame é causado quando uma artéria fica bloqueada ou ocorre sangramento dentro do cérebro.

Sintomas

Alguns dos sintomas visíveis de um cão com derrame também são sintomas de uma convulsão. Talvez os sintomas mais óbvios de um derrame sejam problemas com equilíbrio e movimento. Você pode ver seu cachorro inclinando a cabeça para um lado ou tendo problemas para andar. Se um lado do cérebro é danificado por um acidente vascular cerebral, seu cão pode andar em círculos, enquanto se inclina para o lado danificado do cérebro. Após um derrame, seu cão pode ter problemas com o controle do intestino e da bexiga. A incontinência é um sintoma de uma convulsão em andamento, mas é improvável que seja um problema contínuo após o término da convulsão. Outros sintomas de convulsão incluem queda, tremores e convulsões rígidas e repentinas em parte ou em todo o corpo. Os olhos do seu cão podem retroceder durante uma convulsão, e a consciência pode ser perdida por um período de tempo

Resposta

Sempre consulte um veterinário experiente sobre a saúde e o tratamento do seu animal de estimação. Se você suspeitar que seu cão está tendo um derrame, procure assistência veterinária imediata. Os derrames são relativamente incomuns em cães, e a chance de recuperação aumenta se o cão sobreviver e começar a se recuperar nos dias seguintes ao derrame. No caso de uma convulsão, você pode ajudar a evitar mais danos ao seu cão, limpando qualquer mobília ou obstáculos nas proximidades de seu cão. Mova o cão de apreensão longe de perigos como abrir fogo ou piscinas, mas caso contrário, deixe o cão onde ele cai. Coloque travesseiros ou cobertores macios em volta da cabeça e das costas e mantenha outros animais longe. Quando o cão recupera a consciência, dê-lhe um espaço silencioso para descansar e recuperar.

Tratamento

Uma convulsão única pode não requerer nenhum tratamento específico. Se o seu cão está com convulsões epilépticas regulares, no entanto, seu veterinário pode prescrever medicamentos anticonvulsivos. Você pode ajudar a evitar novas convulsões, dando ao seu cão um horário regular para comer e dormir, e não permitindo que o cão pule e pule em superfícies como sofás; em raças pequenas com tendência a problemas nas costas, uma lesão nas costas ou no pescoço pode precipitar uma convulsão. Se seu cão teve um derrame, seu veterinário tentará determinar a causa antes de prescrever o tratamento. Se o derrame envolver inchaço do cérebro, os corticosteróides são comumente prescritos para reduzir o inchaço. Cães podem se recuperar bem de acidentes vasculares cerebrais, geralmente em apenas algumas semanas. No entanto, alguns danos permanentes ou alterações podem permanecer.