Tratamento De Coccídeos Para Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Eu tenho o que?!

A infestação com os vários parasitas chamados coccídios é extremamente comum em gatos - ainda mais em gatinhos. Esta infestação pode levar à coccidiose, uma doença que afeta o sistema gastrointestinal. Se o seu gatinho ou gato sofrer ataques freqüentes de diarréia, coccídios podem ser os culpados.

Coccidia

Esses minúsculos parasitas vivem dentro dos corpos de muitos tipos de animais, mas cada cepa de coccídios é específica da espécie. Por exemplo, embora os filhotes também sejam propensos a coccídios, esses organismos unicelulares não são os mesmos que infectam gatos. Nos gatos, os principais parasitas coccídios são Isospora felis e Isospora rivolta. Enquanto esses parasitas não afetam as pessoas, outro coccídio felino, toxoplasmose, pode. Gatos infectados perdem coccidia em seu cocô. Essa é uma das razões pelas quais as mulheres grávidas são aconselhadas a não limpar as caixas de areia ou a usar luvas se o fizerem, uma vez que a toxoplasmose pode afetar o feto. Os gatinhos captam facilmente os coccídios porque estão expostos às fezes da mãe.

Sintomas

A diarreia é o principal sintoma da coccidiose. Pode ser sangrento e cheio de muco. Seu gato também pode perder peso, ficar desidratado e geralmente não se sentir bem. Se ele estiver muito infestado, ele pode parar de comer ou começar a vomitar. Gatos com sistemas imunológicos saudáveis ​​podem abrigar coccídios, mas não apresentam sintomas. Os gatinhos, com seus sistemas imunológicos imaturos, não têm tanta sorte.

Diagnóstico

Embora seu veterinário possa suspeitar de coccídios a partir dos sintomas que você descreve, ela precisará de uma amostra de fezes para fazer um diagnóstico definitivo. No entanto, mesmo que o teste para coccídios seja negativo, os parasitas ainda podem estar presentes. Ela também vai levar uma amostra de sangue para garantir que algo não esteja causando o problema.

Tratamento

Os antibióticos devem cuidar dos coccídios. Os veterinários geralmente prescrevem sulfadimetoxina e trimetoprim-sulfadiazina. A medicação não mata realmente a coccidia, mas impede que ela se reproduza e acabem morrendo. Se o seu gato estiver muito desidratado devido a diarreia, o seu veterinário pode administrar fluidos intravenosos para o tornar mais saudável. Em gatinhos, é a desidratação que é a parte mais perigosa da coccidiose

Prevenção

A limpeza é o caminho para ser livre de coccídios. Limpe a caixa de areia o mais rápido possível, pelo menos de manhã e à noite. Desinfete e a área em volta da caixa de areia regularmente. Mantenha seus gatos dentro de casa, para que eles não consigam pegar coccídios de roedores ou pássaros. Alimente seus gatos com alimentos de alta qualidade para mantê-los saudáveis ​​e com o sistema imunológico forte, além de lavar as tigelas de comida e água todos os dias. Mantenha o ambiente do seu gatinho o mais livre de estresse possível. Se um gato em sua casa apresentar coccidiose, trate todos os felinos, mesmo que os outros não apresentem sintomas.