Os Sintomas Da Intolerância Ao Glúten Podem Aumentar E Diminuir?

Autor: | Ultima Atualização:

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio.

Não é a sua imaginação. Os sintomas causados ​​pela intolerância ao glúten podem ir e vir, dependendo se você consumiu glúten. Além disso, você pode ter dificuldade em reconhecer os sintomas porque às vezes são genéricos e podem parecer fadiga diária normal. E não é apenas confuso para você. Os profissionais de saúde não tinham uma definição clara de intolerância ao glúten até 2012, de acordo com a Extensão IFAS da Universidade da Flórida.

Fundamentos do glúten

Você consome glúten sempre que come pão, assados, cereais matinais ou qualquer outro produto que contém trigo, centeio ou cevada, porque é uma proteína natural em todos os três grãos. Mesmo estando presente em todos os produtos feitos a partir desses grãos, ele tem um papel especialmente importante em produtos de panificação que dependem de levedura para levedura. O glúten faz a massa crescer ao aprisionar as bolhas de gás produzidas pela levedura.

Intolerância ao glúten

A intolerância ao glúten é muitas vezes usada para significar doença celíaca, mas não é a mesma condição médica. A doença celíaca é uma doença hereditária na qual o sistema autoimune cria anticorpos ao glúten. Quando pessoas com doença celíaca comem alimentos que contêm glúten, os anticorpos atacam e danificam o intestino delgado, o que causa inflamação e interfere na capacidade do organismo de absorver nutrientes. Com o tempo, a inflamação pode se espalhar por todo o corpo, causando outros problemas de saúde e sintomas. Quando você tem uma sensibilidade ao glúten, ou intolerância ao glúten não-celíaca, o sistema imunológico reage ao glúten e causa sintomas, mas os anticorpos não são criados e o intestino delgado geralmente não é danificado.

Sintoma Ocorrência

Os sintomas podem aumentar e diminuem porque eles só aparecem quando você tem glúten no seu sistema. Se você seguir uma dieta rigorosa sem glúten, ficará livre de sintomas. Introduzir glúten em seu sistema e os sintomas aparecem, mas eles podem se desenvolver dentro de horas, ou não até dias, depois de comer glúten, de acordo com a Fundação Nacional para a Consciência Celíaca. Os sintomas também podem parecer aleatórios porque você não pode associá-los ao consumo de glúten. Sintomas como dor abdominal e diarréia são fáceis de conectar à comida, mas a intolerância ao glúten às vezes causa sintomas genéricos como fadiga, dor de cabeça, dor nas articulações, cérebro enevoado e braços e pernas dormentes.

Alívio dos sintomas

Remoção de todas as fontes de glúten de sua dieta é a única maneira de prevenir sintomas. Comer apenas uma pequena quantidade pode causar sintomas e, no caso da doença celíaca, danificar o intestino delgado, de acordo com o National Digestive Diseases and Information Clearinghouse. Alimentos contendo trigo devem declarar isso no rótulo, mas você precisará verificar a lista de ingredientes se o glúten vier de centeio e cevada. Não hesite em perguntar se os alimentos contêm glúten quando você come fora ou compra alimentos preparados. Esteja ciente de que o glúten se esconde em alimentos que você pode não suspeitar, como carnes, molhos e sopas. E o glúten é usado às vezes como um ligante em medicamentos e suplementos vitamínicos.