Pode Uma Dívida Perdoada Ser Publicada Em Seu Crédito?

Autor: | Ultima Atualização:

Se você negociar um acordo com suas empresas de cartão de crédito, a dívida que você não precisa mais pagar é conhecida como dívida "perdoada". Embora seja bom poder liquidar uma dívida sem ter que pagar o valor total, o registro da dívida simplesmente não desaparece. Mesmo que você não tenha abandonado completamente sua obrigação, uma dívida perdoada ainda pode causar problemas em seu relatório de crédito.

Notação de relatório de crédito

Mesmo depois de fechar contas, elas ainda aparecem em seu relatório de crédito por sete anos a partir da data de sua última atividade. Se alguma das suas dívidas for perdoada, o seu relatório de crédito listará o status da conta como "liquidada". Isso indica que você não pagou a conta integralmente e não honrou os termos do contrato de crédito original.

Efeito no Credit Score

Uma dívida perdoada em seu relatório de crédito pode causar sérios danos à sua pontuação de crédito. Liquidar uma dívida por menos do que você deve prejudicar o seu histórico de pagamentos, que representa 35 por cento da sua pontuação de crédito FICO e é o maior componente individual da sua pontuação de crédito. Perdoada dívida prejudica sua pontuação, tanto quanto um débito ou uma conta incluída na falência, uma vez que todos esses tipos de contas refletem sua incapacidade de cumprir suas obrigações de crédito.

Evitando um relatório ruim

A regra geral dos relatórios de crédito é que você não pode remover nenhuma informação que seja precisa, mas os credores não são obrigados por lei a fazer nenhum relatório a uma agência de relatórios de crédito. Você pode negociar com seu credor para remover ou abster-se de enviar relatórios de crédito negativos como parte de seu acordo de liquidação. Como os credores geralmente estão mais interessados ​​em receber o pagamento do que em se preocupar com o relatório de crédito, alguns podem estar dispostos a assumir esse compromisso.

Consequências Fiscais

Liquidar sua dívida pode resultar em algumas conseqüências financeiras inesperadas. De acordo com a Receita Federal, a dívida perdoada é geralmente considerada receita tributável. Seu credor enviará a você um Formulário 1099-C no final do ano listando o valor de sua dívida perdoada, que você deve informar sobre sua declaração de imposto. A única maneira de evitar essa tributação é declarar falência ou qualificar-se como insolvente.