Gatos Podem Contrair Hepatite C De Humanos?

Autor: | Ultima Atualização:

"Eu gosto de compartilhar, mas não tanto assim."

Uma doença zoonótica é aquela que pode ser transferida entre humanos e animais. Embora bactérias, parasitas e outros organismos possam cruzar espécies, é raro que os vírus se afastem de suas espécies hospedeiras. A hepatite C, causada por um vírus, não é de se preocupar.

Hepatite C

A hepatite C é um vírus que infecta o fígado, geralmente disseminada quando o sangue de uma pessoa infectada entra no corpo de outra pessoa. Embora seja natural imaginar se Ginger poderia contrair a doença coçando uma pessoa infectada, não há provas de que seja possível. Os gatos podem desenvolver hepatite, mas a hepatite C não é um contrato de gatos para doenças. Como o vírus não é transmitido por contato casual e deve entrar na corrente sanguínea, é altamente improvável que Ginger possa agir como um agente para espalhar a doença entre as pessoas. De acordo com o Worms and Germs Blog, Ginger teria que primeiro arranhar uma pessoa com hepatite C circulando em sua corrente sanguínea. O arranhão teria que extrair sangue e não apenas contaminar as garras de Ginger, mas também teria que sobreviver com suas garras por tempo suficiente para que ela arranhasse alguém profundamente o suficiente para tirar sangue. O vírus teria que ir de suas garras para a corrente sanguínea da pessoa.

Lipidose hepática

A causa mais comum de doença hepática em gatos é a lipidose hepática, um acúmulo excessivo de gordura no fígado que leva à insuficiência hepática. Não há causa conhecida para essa condição, mas geralmente está associada a um período de falta de apetite. Se Ginger perdeu muito peso - até 30 ou 40 por cento do seu peso corporal - teve um fraco apetite ou foi letárgico, ela pode estar sofrendo de lipidose hepática. O tratamento para lipidose hepática inclui fluidoterapia para correção da desidratação e ingestão de gengibre. Os gatos que são diagnosticados e tratados prontamente têm uma boa perspectiva de recuperação da lipidose hepática.

Doença Inflamatória do Fígado - Colangioepatite

A doença hepática inflamatória é a segunda doença hepática mais comum em gatos e pode se manifestar de duas formas. A colangio-hepatite, uma inflamação do canal que conecta o fígado e a vesícula biliar, é uma forma que pode ser aguda ou crônica. Os sintomas para ambos os tipos de colangiohepatite incluem icterícia, letargia, vômito, falta de apetite, inchaço abdominal e perda de peso. Fluidos, antibióticos e outras drogas são usados ​​para o tratamento. O prognóstico varia de favorável a terminal.

Doença Inflamatória do Fígado - Hepatite Portal Linfocítica

A hepatite portal linfocítica é o segundo tipo de doença hepática inflamatória. A causa é desconhecida, mas parece estar relacionada à função imunológica. Os sintomas incluem diminuição do apetite e perda de peso, ocasionalmente com vômitos, letargia, diarréia e febre. A fluidoterapia e o suporte nutricional geralmente fazem parte do tratamento; ocasionalmente, antibióticos e drogas imunossupressoras são bem sucedidos no tratamento da doença.

Doenças Zoonóticas Comuns

As doenças zoonóticas são transmitidas através do contato direto com secreções ou excreções de um gato infectado, como saliva ou fezes, bem como alimentos e água contaminados por um gato infectado. Pulgas e carrapatos também podem transmitir doenças de outros animais para você ou gengibre. Ela poderia passar várias doenças para você - acidentalmente, é claro. Doenças zoonóticas bacterianas incluem doença da arranhadura do gato e salmonelose. Lombrigas e ancilostomídeos são doenças zoonóticas parasíticas comuns. Criptosporidiose, giardíase e toxoplasmose são doenças zoonóticas causadas por protozoários. Embora os vírus sejam geralmente limitados às espécies hospedeiras, a raiva é um vírus que pode transmitir de animais para humanos. A maioria das doenças zoonóticas é muito evitável: resume-se à boa higiene básica. Lave sempre as mãos depois de abraçar Ginger ou limpar a caixa de areia. Mantê-la dentro e praticar o controle de pulgas e carrapatos irá minimizar seu risco de exposição aos portadores.