Como Faço Para Configurar Um Portfólio De Ações?

Autor: | Ultima Atualização:

Ler as notícias financeiras diárias ajudará você a construir seu portfólio.

Uma carteira de investimentos deve ser uma reunião bem construída de ações e títulos que podem ter um desempenho sinérgico sob várias condições econômicas e de mercado. As compras aleatórias de estoque, independentemente do desempenho histórico cíclico ou anticíclico, deixarão você com um portfólio que funciona bem apenas parte do tempo e que perde dinheiro em outros momentos. Isso dificulta o crescimento geral do seu portfólio, porque seu desempenho será dois passos à frente e dois passos para trás. Equilibrar sua carteira entre cíclicas e contracíclicas proporcionará dois passos à frente e um passo atrás no desempenho, o que permitirá ao portfólio crescer ao longo do tempo.

Decida o que você quer que sua carteira realize: renda (tributável ou isenta de impostos), crescimento de longo prazo, segurança, valorização agressiva de preços ou orientada a causas, como verde ou politicamente específica.

Divida seu dinheiro destinado ao investimento em três, cinco ou 10 valores iguais, dependendo do valor total que você estará investindo. Isso é para que você possa planejar a alocação de ativos, o que fornece uma medida de segurança e o potencial para a valorização do preço, diversificando seu portfólio para aproveitar os diferentes comportamentos dos setores de investimento. Invista cada parte do dinheiro em um setor diferente, equilibrando entre ações e títulos cíclicos e anticíclicos.

Pesquise o desempenho de vários grupos da indústria durante períodos de boom, recessões, altas taxas de juros e períodos de baixa taxa de juros. Durante os períodos de expansão, as indústrias cíclicas que produzem maiores receitas são os fabricantes de bens duráveis, varejo, construção, finanças, viagens e outras indústrias que dependem da confiança do consumidor. Durante as recessões, as indústrias defensivas ou anticíclicas são alimentos, bebidas, tabaco, tecnologia, recolocação, serviços públicos e outras indústrias que produzem necessidades de consumo.

Determine quanto você deve ter investido em equivalentes de caixa e títulos. Se você estiver com 40 anos, seu portfólio deverá ser ponderado em 50 para 80 por cento em ações. À medida que envelhece, você deve ponderar seu portfólio em até 80 por cento em equivalentes de caixa e títulos.

Considere a compra de fundos mútuos ou fundos negociados em bolsa (ETF) para facilitar a diversificação se o seu dinheiro investido for $ 50,000 ou menor. É importante que você verifique o conteúdo da carteira desses produtos de investimento e evite comprar setores de investimento sobrepostos.

Ponta

  • Um corretor respeitável ou planejador financeiro certificado será capaz de educar você e responder às suas perguntas, além de construir um portfólio para você. No entanto, aprenda o máximo que puder sobre investimentos para poder tomar decisões informadas sobre a qualidade do seu consultor e a sabedoria de suas recomendações.

Aviso

  • Nunca ignore seu portfólio. Monitore seu desempenho diariamente e espere vender alguns de seus investimentos e realoque seu mix de setores pelo menos uma vez a cada ano. Tente antecipar os efeitos das situações de crise e evite vender tudo em pânico com a queda do mercado. Sempre use ferramentas de hedge, como ordens para vender em determinados níveis de preço (trailing stops) ou buy puts, que se movem em oposição a um mercado em queda, para proteger sua carteira de perder dinheiro.