Problemas Intestinais Em Cães

Autor: | Ultima Atualização:

Alimente seu cão com alimentos de alta qualidade para melhorar a saúde.

Até mesmo o filhote mais saudável pode desenvolver problemas intestinais. Embora os problemas ocasionais da barriga não indiquem necessariamente uma condição séria, se você tiver alguma preocupação, não hesite em levar seu filhote a um veterinário qualificado. Apenas um veterinário pode diagnosticar um problema e determinar um tratamento adequado.

Problemas comuns e incomuns

Vômitos e diarréia são dois dos problemas mais comuns de digestão que um filhote experimentará em sua vida. Eles podem indicar uma condição séria, mas muitas vezes são o resultado de seu filhote comer algo que não concorda com ela, tomar certos tipos de medicação ou mesmo estar estressado. A constipação é menos comum. Se o seu cão estiver bebendo muita água fresca e limpa e fazendo exercícios suficientes, ela não deve estar constipada. Assista os movimentos intestinais do seu cão de perto. Se ela esforçar-se para defecar, tiver episódios prolongados de diarreia - especialmente se cheirar de maneira incomum - ou se não tiver evacuações, não hesite. Deixe um veterinário examinar seu precioso cachorro.

parasitas

Em algum momento, seu precioso cão pode desenvolver um problema intestinal nojento: parasitas. Se o seu cão come pulgas infectadas ou criaturas pequenas - não há mais coelhos perseguindo! - ou entra em contato com solo contaminado ou cama, as chances são que ela vai precisar de um bom vermífugo. Alguns parasitas, como vermes redondos, tênias e ancilostomídeos, infestam o intestino delgado. Outros parasitas, tais como whipworms, infectam principalmente o intestino grosso. Quando esses rastejantes invadem, eles podem causar vômitos, diarréia, esforço ou uma aparência barriguda. Um veterinário pode determinar o culpado, testando fezes do seu cão.

Doenças

Às vezes, o que parece ser um problema intestinal simples - diarréia, por exemplo - indica uma condição séria. A gastroenterite hemorrágica, uma doença relacionada ao sistema imunológico, causa diarréia e vômito com sangue. Se seu filhote tem essa doença, ela precisa de ajuda médica imediata, para não ficar desidratada e morrer. A doença intestinal irritável e a colite compartilham a diarréia como um sintoma. IBD também leva a perda de peso e vômito. Com a colite, as fezes do seu pobre filhote podem estar manchadas de sangue ou muco, mas normalmente não representam um sério risco para a saúde.

Prevenção

Mantenha o intestino de seu filhote amado saudável, alimentando-o com alimentos nutritivos e de alta qualidade. Se ela é um adulto, seu cão precisa de uma dieta composta de pelo menos 5 por cento de gordura e 18 por cento de proteína. Se seu cão ainda é um cachorrinho mimado, ela precisará de uma dieta de 22 para 32 por cento de proteína e 8 para 15 por cento de gordura. Certifique-se de que ela está bebendo água fresca, eliminando duas a três vezes por dia e fazendo muito exercício. Mantê-la livre de pulgas - e, portanto, vermes - e visitar um veterinário para exames regulares.