Yoga pode ajudar a manter os hormônios em harmonia.
Todos os dias demandas por seu tempo, falta de sono e seu ciclo mensal podem causar desequilíbrios hormonais, deixando você se sentir cansado, excessivamente emocional ou ansioso. Yoga pode ajudá-lo a recuperar o controle de sua energia e humor. As posturas dinâmicas da ioga estimulam e regulam as glândulas responsáveis pelas secreções hormonais em seu corpo, especialmente aquelas que gerenciam energia, metabolismo e estresse.
Suporte do ombro
Como o professor de yoga Marcus Julian Felicetti, de Sydney, escreve no "Elephant Journal", as inversões regulam as secreções hormonais das glândulas tireóide e paratireóide no pescoço. Como os desequilíbrios desses hormônios podem causar depressão e fadiga, Felicetti recomenda o Shoulder Stand como a melhor postura para aumentar sua energia e aumentar seu metabolismo. Para fazer essa postura, deite-se de costas e levante as pernas para graus 90. Pressione os cotovelos e levante os quadris para cima, apoiando as costas com as palmas das mãos. Respire profundamente na pose por pelo menos 60 segundos. Para sair, solte as costas e abaixe lentamente as pernas até o colchonete. Se o pescoço se sentir desconfortável nesta postura, dobre um cobertor e coloque-o debaixo de você com a borda do cobertor alinhada com a parte superior dos ombros.
Pose de torção reclinada
A especialista em ioga restaurativa Judith Hanson Lasater recomenda yoga para aliviar o estresse. Quando você está estressado, suas glândulas supra-renais produzem o hormônio epinefrina, ou adrenalina. Uma abundância desse hormônio - benéfico quando você precisa estar alerta e ativo - pode levar à pressão alta, ansiedade e dores de cabeça. No "Yoga Journal", Lasater cita Reclining Twist como uma das melhores maneiras de engajar a resposta de relaxamento natural do seu corpo, que regula suas glândulas supra-renais. Emparelhe esta postura com a respiração abdominal profunda para incentivar ainda mais o relaxamento. Sente-se no chão com o quadril direito perto de um travesseiro ou cobertor enrolado. Aponte os joelhos para a esquerda para que a parte externa da perna direita fique no chão. Vire para a direita e coloque as mãos em ambos os lados do travesseiro. Dobre os cotovelos e abaixe lentamente o tronco sobre o travesseiro ou cobertor. Permaneça nessa posição por um minuto e meio antes de trocar de lado.
Kundalini Yoga
"Yoga Journal" recomenda Kundalini Yoga para equilibrar seus hormônios. Especificamente, essa prática elimina as substâncias químicas negativas que podem causar depressão pós-parto e as oscilações de humor associadas à menstruação. Este estilo de yoga usa a respiração e a repetição do som para criar harmonia no corpo e na mente. Muitos estúdios de ioga oferecem aulas de ioga Kundalini adequadas para todos os níveis. A melhor técnica de Kundalini para se tentar em casa é sentar-se em posição fácil ou posição de pernas cruzadas. Nessa postura, pressione suavemente seus polegares e dedos indicadores juntos, seguido por seus polegares e dedos do meio, polegares e dedos anulares, e polegares e dedos-de-rosa sucessivamente. Repita o mantra "sa ta na ma", dizendo cada sílaba para cada movimento dos dedos.
Precauções para a gravidez
As futuras mamães podem esperar sofrer surtos de hormônios nos três trimestres. Yoga pode ser benéfico para o equilíbrio de hormônios, com algumas modificações para mantê-lo confortável e seguro. Para uma inversão, experimente o Legs-up-the-Wall em vez do Shoulder Stand. Sente-se na base de uma parede e balance as pernas até um ângulo de 90 enquanto se deita. Coloque uma pilha de travesseiros ou um travesseiro embaixo de você para levantar a cabeça acima do coração e da pélvis. Esta é a melhor inversão para as mães grávidas porque evita exercer pressão sobre as articulações, o que pode ser mais sensível e propenso a lesões durante a gravidez. Restauração e Kundalini Yoga não são contra-indicados para a gravidez, mas sempre consultar um médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios, como yoga.