Fadiga pode causar acúmulo de gordura na barriga.
Gordura e fadiga têm mais em comum do que as três primeiras letras. Ambos têm uma relação indireta com o estresse. O estresse não é apenas exaustivo, mas coloca seu corpo em alerta para um desastre iminente, fazendo com que ele armazene gordura para protegê-lo da inanição, disse Sean Talbot, PhD à "Corporate Wellness Magazine". Perder a gordura da barriga, juntamente com a fadiga, requer redução do estresse. Em outras palavras, relaxe e não se preocupe com as pequenas coisas.
Gordura, fadiga e estresse
O estresse crônico pode desencadear fadiga crônica, juntamente com o acúmulo de gordura em torno de sua região abdominal. Se você está cansado de sentir-se enjoado e cansado, e se sua busca por uma barriga chata fracassar, apesar de seus melhores esforços, é possível que o estresse tenha reivindicado você como uma de suas vítimas. O estresse tem uma arma secreta chamada cortisol. Este hormônio possui uma incrível capacidade de provocar acúmulo de gordura na barriga, explica Elissa S. Epel, PhD da Universidade de Yale.
Pesquisa
Os resultados de um estudo publicado na 2000 em "Psychosomatic Medicine" indicam que as mulheres facilmente estressadas secretam maiores quantidades de cortisol e têm uma quantidade significativa de gordura da barriga. Os pesquisadores estudaram mulheres 59, 30 com gordura abdominal alta e 29 com gordura abdominal insignificante. Eles expuseram todos os sujeitos a tarefas laboratoriais desafiadoras, durante as quais avaliaram os níveis de cortisol dos participantes e os compararam com suas respostas psicológicas. A equipe de pesquisa relatou uma alta correlação entre gordura da barriga, níveis de cortisol e respostas estressantes às tarefas. Outro estudo, publicado no "Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism", encontrou uma ligação entre a sonolência diurna e a gordura abdominal.
O ímã do cortisol
Sua região abdominal é um imã de cortisol, com uma sensibilidade particularmente alta ao acúmulo de gordura, explica a nutricionista Mary-Ann MacPherson, autora de "Stress Free For Life Now". Ser relativamente magro não garante imunidade. Na verdade, a dieta rigorosa e o programa de exercícios que geralmente acompanham a busca por gordura corporal baixa podem, na verdade, aumentar seu nível de estresse. Se você der um ataque quando não puder ir à academia, ou se você se repreender por uma fatia de bolo, isso pode soar familiar. Além disso, se sua dieta for tão rigorosa e se seus exercícios de alta intensidade o deixarem exausto, o cansaço resultante exacerba seu nível de estresse.
O fator de fadiga
O estresse estimula a reação de luta ou fuga. Manter esse estado mental ativa sua energia. Não é de admirar que você esteja cansado. O estresse também aumenta a estimulação da adrenalina, dopamina e noradrenalina. Esses neurotransmissores compartilham muitos dos blocos de construção nutricionais exigidos pelo seu hormônio da tireóide, escreve Jack Challem, autor de "Não há mais fadiga: por que você está tão cansado e o que você pode fazer sobre isso". Qualquer coisa que interfira com o neurotransmissor e a produção da tireóide impede sua capacidade de controlar o estresse e, possivelmente, causa hipotireoidismo, que por sua vez desencadeia a fadiga, diminui sua taxa metabólica e causa ganho de peso.