Certificação Do Inspetor Qc Do American Petroleum Institute

Autor: | Ultima Atualização:

Os inspetores do American Petroleum Institute ajudam a manter os trabalhadores do petróleo seguros.

Chegando à bomba, você encherá seu carro, gemerá com o preço do gás e, se tiver sorte, lembre-se de fechar a tampa antes de sair - tudo isso sem pensar duas vezes a respeito de onde vem o gás. De trabalhadores de plataformas a inspetores e engenheiros, os trabalhadores do petróleo servem nos bastidores para nos trazer petróleo e gás natural que abastecem nossos carros, aquecem nossas casas e nos mantêm em movimento. Normalmente dominadas por homens, das novas contratações da indústria de petróleo em 2013, quase 46 por cento eram mulheres, de acordo com a CNN Money.

Instituto Americano de petroleo

Devido à natureza muitas vezes perigosa da indústria do petróleo, o governo exige que as empresas passem por inspeções de várias partes do processo de petróleo, desde vasos de pressão até tubulações, para ajudar a manter os trabalhadores e o público em geral seguros. O American Petroleum Institute, a única associação comercial nacional do setor, patrocina diversas certificações de inspeção de controle de qualidade. Uma vez obtida, a certificação mostra aos funcionários em potencial que um inspetor concluiu o treinamento avançado e tem o know-how e as credenciais necessárias para realizar o trabalho.

Escolhendo uma Certificação

Dependendo do tipo de inspeção que ela espera fazer, o inspetor pode escolher entre as cinco designações de inspetor da API. Os programas de inspeção de APIs incluem Inspetor de Vasos de Pressão, Inspetor de Tubulação, Inspetor de Tanques de Armazenamento Acima do Solo, Inspetor de Soldagem e Inspetor de Metalurgia e Risco. Os candidatos podem optar por obter uma ou mais das certificações API, que correspondem às várias partes da indústria do petróleo.

Qualificação para Certificação

O primeiro obstáculo em obter uma certificação de inspetor da API é cumprir os requisitos de qualificação. Um candidato deve ter uma combinação de educação e experiência, que varia dependendo do tipo de certificação. Por exemplo, os requerentes de Certificação de Inspetor de Soldagem e Certificação de Metalúrgica e Inspetoras Baseadas em Risco devem ter um ano de experiência na indústria petroquímica e um diploma de bacharel em engenharia; dois anos de experiência e um grau de associado; ou três anos de experiência para aqueles com apenas um diploma do ensino médio. O candidato que optar por uma certificação de Vasos de Pressão, Tubulação ou Tanques de Armazenamento Acima do Solo deve atender as mesmas qualificações, mas também deve estar empregado atualmente em uma empresa de inspeção. Os candidatos devem preencher um requerimento e pagar taxas de inscrição e exames.

Passando no Exame

A aprovação dos requisitos de elegibilidade é apenas parte do processo de certificação. Os candidatos também devem fazer e passar em um exame de certificação de múltipla escolha, supervisionado em centros de testes de computadores de terceiros localizados em todo o país, bem como no mundo. A API fornece um documento “Body of Knowledge” para cada tipo de certificação que descreve o que o teste cobre. Embora a API não ofereça materiais de treinamento, ela fornece uma lista de recursos de treinamento externos que os candidatos podem usar para se preparar para o exame. A cada três anos, o inspetor deve solicitar novamente a certificação, o que significa simplesmente enviar um pedido de renovação.