As Vantagens E Desvantagens Do Ipos

Autor: | Ultima Atualização:

Um IPO permite aos investidores comprar e vender ações de uma empresa.

A agitação no mundo das finanças fica alta quando uma empresa privada bem conhecida decide abrir o capital e vende e emite ações. Toda a comoção é porque a empresa oferece sua primeira oferta pública inicial, conhecida como IPO. Para algumas empresas, a atenção é parte da atração de fazer um IPO - para deixar os investidores animados com o que eles oferecem, para que as ações sejam compradas como doces. Antes que uma empresa decida adotar um IPO, deve pesar cuidadosamente as vantagens e desvantagens de abrir a empresa ao público.

Criando Capital

A maioria das empresas faz um IPO porque precisam levantar capital. Outros o fazem porque o novo dinheiro os ajuda a comprar outros negócios que fazem parte de seus planos de crescimento. Às vezes, os fundos vão para pesquisa e desenvolvimento. Algumas empresas usam o dinheiro para pagar a dívida existente. O estágio é definido após um IPO, já que a empresa geralmente acha mais fácil levantar dinheiro no futuro usando seu patrimônio. De acordo com Ivo Welch, professor de finanças da UCLA, cerca de um terço de todos os emissores de IPO retornam ao mercado dentro de cinco anos para levantar mais capital.

Liquidez

Os investidores de uma empresa consideram o IPO uma situação vantajosa, já que podem sacar suas ações e recuperar seu investimento. O fundador de uma empresa também pode vender todas ou algumas de suas ações, um grande benefício para ele que nem sempre é percebido dessa maneira pelo público. O público pode ver a vontade do proprietário de vender algumas de suas próprias ações como um sinal de que ele está pulando do navio. Isso, por sua vez, pode levar o público a entrar em pânico e vender toneladas de ações, fazendo com que o preço das ações caia profundamente e o público perca a confiança na empresa.

controle

Quando os acionistas entram em cena, o fundador da empresa pode perder parte de sua independência na administração da empresa. Ele pode perder completamente o controle da empresa, sendo demitido por uma nova diretoria. Medidas anti-takeover, como escalonar as nomeações de novos membros do conselho, ajudam a combater esses problemas e fazem parte de uma estratégia de IPO inteligente. Caso contrário, uma mudança rápida na liderança não é um bom presságio para investidores externos que vêem a luta e começam a perder a confiança na empresa e, portanto, com suas ações.

Despesa

Um IPO leva uma quantidade enorme de tempo e dinheiro para se preparar. Isso pode ser uma desvantagem para uma empresa com recursos limitados. Antes de ver um centavo do dinheiro do IPO, a empresa deve contratar subscritores, empresas de auditoria e advogados para aconselhá-lo durante o processo de oferta. Muitas empresas contratam empresas de relações públicas para ajudá-las a lidar com a mídia. Muito deste trabalho é feito para chegar a um preço pedido pelas ações. O público vê o custo das ações de diferentes maneiras; ações com preços mais baixos podem sugerir que a empresa é fraca, enquanto ações com preço mais alto podem fazer com que alguns investidores se afastem completamente.