
Os programas no local de trabalho podem ajudar a acabar com o preconceito subconsciente.
Um local de trabalho diversificado agrega valor à sua empresa e garante um novo mix de ideias, talentos e energia. Para recrutar e reter funcionários de diversas origens étnicas e religiosas, você precisa implementar programas no local de trabalho que ajudem a reduzir o racismo, a discriminação e o preconceito inconsciente antes que esses comportamentos levem a formas mais duras de assédio.
Surveys
Antes de desenvolver um programa visando a discriminação, faça uma pesquisa completamente anônima com seus funcionários para determinar os tipos de comportamento a serem atingidos. Por exemplo, um gerente que subconscientemente promove homens sobre mulheres precisa aprender como eliminar preconceitos, enquanto um colega de trabalho que freqüentemente compartilha piadas de mau gosto precisa aprender mais sobre as ações que se qualificam como assédio sob leis de igualdade de oportunidades de emprego. Depois de analisar as respostas da pesquisa, adapte os programas que você implementou para combater todas as formas de discriminação relatadas.
Treinamento de Lei de Oportunidades Iguais de Emprego
Os locais de trabalho que devem obedecer às leis de igualdade de oportunidades de emprego mantêm os materiais publicados nas áreas da comunidade detalhando as classes protegidas, o que constitui discriminação e como relatar problemas. No entanto, um cartaz não toma o lugar de uma reunião da empresa ou diálogo sobre o comportamento inadequado no local de trabalho. Se a sua pesquisa revelou que o assédio de uma classe protegida ocorre regularmente, faça um treinamento formal sobre as leis trabalhistas obrigatórias. Institua uma política de tolerância zero no local de trabalho e imponha-a na próxima vez que um funcionário se envolver em comportamento de assédio.
Programas de Ação Afirmativa
Os programas de ação afirmativa se estendem além do escopo das leis de igualdade de oportunidades de emprego e incentivam a diversidade no local de trabalho a partir do recrutamento. Os empregadores que precisam cumprir as leis de ação afirmativa esforçam-se para encontrar, contratar e manter funcionários de classes protegidas, visando áreas específicas com listas de empregos, bem como programas de treinamento e retenção. Mesmo que sua empresa não seja obrigada a seguir as leis de ação afirmativa, você pode implementar certas práticas recomendadas, como identificar razões pelas quais determinados grupos estão sub-representados.
Programas de diversidade
Os programas de diversidade tentam ensinar aos trabalhadores como combater o preconceito inconsciente e incentivar o respeito pelas culturas e crenças dos outros. Ao implementar um programa de diversidade, concentre-se em ensinar seus trabalhadores a considerar as contribuições de um indivíduo em vez de fatores físicos. Hospede dias de conscientização cultural que permitam que os funcionários compartilhem informações sobre sua cultura, para que os colegas de trabalho possam entender mais uns sobre os outros.




