
A pose do pombo estica seu piriformis.
O piriforme, localizado no fundo do seu traseiro, é um músculo pequeno, mas poderoso, que freqüentemente fica excessivamente contraído e tenso. Corredores e dançarinos são particularmente suscetíveis. Como um piriforme muito apertado pode resultar em uma compressão dolorosa do nervo ciático, é importante mantê-lo flexível. Yoga, com suas muitas poses de abertura do quadril, é uma ótima maneira de liberar o piriforme.
O piriforme
O piriforme expele a coxa e ajuda a estabilizar a pélvis e o sacro. Localizado sob o músculo glúteo máximo, ele corre do sacro até a parte superior da coxa. O piriforme é provavelmente mais conhecido como a causa da síndrome do piriforme. O nervo ciático corre diretamente sob o piriforme e desce pela parte de trás da perna. Se o seu piriforme estiver apertado ou em espasmos, pode causar uma compressão dolorosa do nervo ciático.
Poses sentados
Pombo pose é o trecho piriforme clássico. Dobrando-se sobre sua canela alonga o piriforme daquele lado. Para um alongamento suave de piriforme sentado, experimente uma variação da pose Half Lord of the Fishes. Sem torcer, abraçar o joelho superior em direção ao peito com os braços até sentir um estiramento nessa nádega. Outras poses sentadas que esticam o piriforme incluem a postura da Cara de Vaca e a postura do tornozelo até o joelho, às vezes chamada de postura do tronco do fogo. Dobrando-se para a frente nessas poses, cria-se um alongamento ainda mais intenso.
Outras Poses
Poses em pé revolvidas que esticam os quadris externos e as nádegas, como o Triângulo Girado e a Meia Lua Girada, podem abrir um piriforme apertado. A postura da águia, com sua rotação interna das coxas, alonga o piriforme. As flexões para frente também esticam o piriforme, juntamente com os outros músculos das nádegas. Para um alongamento restaurador do piriforme, tente um toque supino. Deitado de costas, deixe os joelhos de lado e gire o ombro oposto em direção ao chão. Para intensificar o alongamento, cruze o joelho superior sobre o joelho inferior antes de abaixar os joelhos até o chão.
Considerações
Um piriforme apertado não é a única causa possível da ciática. Se sua dor ciática é devido a outra condição, como uma hérnia de disco, alguns trechos de piriforme podem piorar sua dor. Consulte o seu médico antes de iniciar uma rotina de yoga se você tem ciática. A professora e fisioterapeuta de Iyengar, Julie Gudmestad, escreve no "Yoga Journal" que um piriforme apertado precisa ser fortalecido e alongado. Ela sugere poses como Warrior II e Triangle para tonificar o piriforme.



