O Que É Um Boldo Bom Para?

Autor: | Ultima Atualização:

Boldo é muitas vezes transformado em geléia.

Boldo (Vaccinium myrtillus) tem uma longa história de uso como alimento e erva medicinal. Como seus parentes mirtilo e huckleberry, o fruto de mirtilo pode ser consumido fresco ou cozido em compotas e tortas. Os frutos secos e as folhas têm sido usados ​​para tratar muitas doenças. Na moderna fitoterapia, o mirtilo é mais comumente usado para proteger os vasos sanguíneos, particularmente os pequenos vasos do olho.

Valor nutricional

O fruto pode ser comido diretamente do mato ou usado para fazer tortas, geléias, cobblers e outros doces. Como outras bagas de cor escura, o mirtilo é rico em antioxidantes, que protegem as células contra os radicais livres. As bagas contêm uma classe de compostos chamados antocianósidos, que foram estudados pelo seu efeito benéfico nos vasos sanguíneos e na visão. Os pilotos da Royal Air Force na Segunda Guerra Mundial alegaram que comer geléia de mirtilo melhorou sua visão noturna. Boldo também é rico em vitamina C, e por isso, as bagas têm sido usadas para prevenir o escorbuto.

Fitoterapia Tradicional

As preparações tradicionais de ervas utilizam frutos secos de mirtilo como um pó ou um extracto líquido, enquanto as folhas de mirtilo são secas e preparadas para fazer chá ou um extracto líquido. Herbalistas tradicionais usam as folhas para tratar infecções leves do trato urinário. A fruta seca tem um efeito de secagem e, portanto, tem sido usada para tratar a diarréia. Hildegard von Bingen, escrevendo no século 12, recomendou mirtilo para trazer em um período tardio.

Protetor ocular

Praticantes de fitoterapia modernos usam mirtilo principalmente por seus efeitos protetores sobre os vasos sanguíneos, particularmente os pequenos vasos do olho e das extremidades. Como o diabetes danifica esses pequenos vasos, o mirtilo é frequentemente recomendado para prevenir essas complicações. Extratos de ervas de frutas de mirtilo também são usados ​​para tratar outras doenças do olho, como a catarata. A pesquisa está em andamento sobre os efeitos sistêmicos dos antocianósidos.

Segurança e eficácia

Embora haja uma grande quantidade de evidências históricas e anedóticas, a eficácia do mirtilo não foi comprovada em ensaios clínicos duplo-cegos, o padrão ouro da pesquisa moderna. Alguns estudos de menor grau mostraram que o mirtilo reduz os sintomas em condições oculares, mas é necessária uma pesquisa melhor. Como alimento, o fruto do mirtilo é considerado geralmente seguro, embora algumas pessoas possam sentir dores de estômago ou outros sintomas menores quando comem ou tomam preparações da fruta. Sintomas do estômago foram relatados depois de comer grandes doses de folhas de mirtilo. Consulte o seu médico antes de tomar o mirtilo, especialmente se estiver a tomar medicamentos, suplementos ou outras ervas.