Quais Alimentos São Prejudiciais Aos Gatos?

Autor: | Ultima Atualização:

Alguns alimentos nunca devem encontrar seu caminho para esta tigela.

Pode ser tentador oferecer ao seu amigo felino um pedaço de chocolate ou uma colherada de sorvete. Estes e outros alimentos que são saborosos e inofensivos para você podem ser tóxicos para o seu gato. Alimentos não formulados para o corpo felino podem causar perda de apetite, diarréia e vômitos.

Produtos diários

Você viu em filmes de animação e em muitos livros infantis: um gatinho adorável lambendo um pires cheio de leite. Mas muitos gatos tornam-se intolerantes à lactose quando adultos. A lactose em produtos lácteos pode causar problemas digestivos, diarréia e vômitos. A maioria dos gatos adultos não produz uma quantidade suficiente de lactase, a enzima necessária para decompor a lactose nos produtos lácteos. Enquanto alguns podem tolerar o leite e outros produtos lácteos, os problemas potenciais não superam os benefícios.

Frutas e Vegetais

Enquanto seu gato pode virar o nariz para cima em um cacho de uvas, é melhor evitar qualquer contratempo de consumo, mantendo uvas e passas fora do alcance de Kitty. Ambos são capazes de causar insuficiência renal em gatos. As frutas, folhas, sementes e casca de abacate também podem causar problemas de barriga, incluindo diarréia e vômito. Sementes de maçã, caroços de damasco e cereja, cebola, folhas de tomate e caules, alho e cravo são todos conhecidos por causar desconforto gastrointestinal.

Carnes e Peixe

Enquanto um pedaço de frango totalmente cozido na ocasião não vai fazer o seu gato qualquer dano, carne crua ou mal cozida e ovos podem conter salmonela ou bactérias E. coli, que são prejudiciais para animais de estimação. Ossos de carne podem ser altamente perigosos para animais de estimação, pois podem resultar em asfixia ou lesões, especialmente se se desenvolverem lascas ósseas. Enquanto o atum ocasional faz para um gato feliz, o peixe não fornece todas as necessidades nutricionais do seu felino. Muito atum também pode levar ao envenenamento por mercúrio, então não o ofereça pela lata.

Álcool e Deleites

É verdade que os gatos podem ficar bêbados também. Até mesmo uma colher de sopa de álcool pode causar vômitos, diarréia, dificuldade para respirar, tremores, depressão do sistema nervoso central, coma e até a morte em gatos. O chocolate é outro grande não-não, pois contém teobromina e cafeína, que pode causar arritmias cardíacas, convulsões e tremores musculares. Macadâmia (comumente usada em doces e biscoitos), adoçantes como xilitol, goma de mascar, sal e massa de levedura podem causar uma infinidade de sintomas desconfortáveis.