O Que Significa Quando Um Gato Se Contrai No Sono?

Autor: | Ultima Atualização:

Os gatos podem se mexer durante a fase mais profunda do sono.

Os gatos passam grande parte de suas vidas dormindo em kitty la-la terra. Às vezes, durante uma soneca, você pode notar o seu gato se contorcendo e se perguntar o que isso significa. Enquanto dormem até 16 horas por dia, pequenas contrações musculares geralmente não são uma ameaça.

Pequenas contrações musculares

A American Animal Hospital Association observa que muitos gatos experimentam pequenas contrações musculares durante os períodos de sesta. Alguns especialistas acreditam que esses espasmos podem ser semelhantes aos que os humanos experimentam durante o sono do movimento rápido dos olhos. Durante o movimento rápido dos olhos, os seres humanos experimentam sonhos e é durante esse período que a sensação mais profunda de sono é aproveitada. Esses pequenos espasmos podem ser o seu gatinho simplesmente sonhando em perseguir um rato ou brincar com seus outros amigos felinos.

Três tipos de sono

Os gatos experimentam três estágios diferentes de sono. Eles cochilam em pequenas sonecas, que nada mais são do que uma leve soneca. Quando um gato está dormindo, ele está muito alerta em relação ao ambiente. Seu nariz e orelhas agem como seu radar. Este é um mecanismo de proteção natural que permite que ele descanse um pouco e ainda mantenha uma sensação de alerta em relação ao ambiente. Eles também desfrutam de períodos mais longos de sono que ainda são considerados um sono leve - isso pode funcionar no terceiro tipo de sono, que é um sono profundo. Os gatos entram e saem da luz e do sono profundo. Durante o estágio de sono profundo, que dura apenas de seis a sete minutos, seu gato sentirá um profundo relaxamento. Durante esses poucos minutos, seu gato pode se contorcer ou tremer

Convulsões

Pequenas contrações durante o sono não são nada para se alarmar quando seu gato está dormindo. Se o corpo do seu gato endurecer completamente enquanto ele se contorce, isso é algo para informar seu veterinário. As convulsões leves normalmente não ocorrem apenas durante o sono - elas também aparecem durante as horas de vigília do gatinho. Se o seu gato se contorcer durante o sono e não estiver experimentando letargia, perda de apetite ou vômito, os pequenos espasmos que você pode encontrar de vez em quando não são nada para se preocupar

Relaxamento total

Para ajudar seu gatinho a trabalhar o sono profundo que pode ocorrer contrair-se, proporcione-lhe uma área de dormir elevada com uma temperatura confortável. Os gatos se sentem seguros em um local alto, onde são protegidos de outros estímulos, como outros animais da casa. Em temperaturas abaixo de 55 graus, Kitty pode se enrolar em uma bola apertada com a cabeça e a cauda dobradas perto de seu corpo. Temperaturas mais altas tendem a relaxar mais sua posição de dormir, com suas patas confortavelmente colocadas na frente dela.