A sempre enigmática relação canino-felina: talvez estranha, mas não preocupante.
Os gatos são criaturas estranhas, mas quando é que o estranho se torna um pouco estranho? Provavelmente quando você está limpando mijo do chão, ou seu gatinho decide que ela nunca sai do seu quarto porque você pintou as paredes da sala. Encontrar a causa de seu comportamento é fundamental.
Alguma coisa nova
Alguns gatos ignoram a mudança como se não fosse uma grande coisa. Outros acham que um novo sofá é o prenúncio da morte ou que uma redecoração da sala significa que o fim dos tempos está certamente a caminho. Trazer para casa um novo animal de estimação é quase certo para obter algumas reações de seu gato, como é trazer um estranho para a casa. Qualquer coisa nova pode fazer com que seu gatinho se mova de uma maneira muito cautelosa, faça xixi no chão ou o novo objeto que você trouxe para casa, guinche, miau incessantemente ou aja agressivamente. Esta é uma das principais diferenças entre cães e gatos. A maioria dos cães pensa em um novo sofá como cama nova. Seu gato olha para um novo sofá e pensa: "Isso é algo que precisa ser feito imediatamente".
Dor ou desconforto
Uma mudança repentina no comportamento do seu gatinho pode ser decorrente de uma doença, especialmente se ela estiver andando estranhamente, parecer fraca ou cansada, atacar agressivamente sem motivo ou tiver problemas no banheiro. Ela vai reagir negativamente a qualquer coisa que lhe cause dor ou desconforto. Toque os quadris dela quando ela tiver um mostrador de quadril e ela pode golpear você ou morder sua mão. Dê a ela cinco caixas de areia para escolher e ela ainda pode fazer xixi no chão se ela tiver uma infecção da bexiga. Se você não introduziu nada de novo na casa e testemunhou uma mudança repentina em seu comportamento, isso é um grande sinal de que algo pode estar medicamente errado com ela.
Peculiaridades inofensivas
Se o comportamento do seu gatinho é apenas estranho e não afeta adversamente ela ou você, ela pode ter apenas algumas peculiaridades que fazem dela um felino individual. Alguns gatos adoram enfiar suas cabeças em sacolas, abrindo portas de armários e trepando um pouco para fechar a boca, bebendo água corrente e dormindo nos rostos e cabeças de seus subordinados humanos. Embora talvez estranho, nenhum desses comportamentos é motivo de preocupação.
Envelhecimento
Se o comportamento estranho do seu gatinho foi mais gradual do que repentino, ela pode estar apenas passando pelo processo de envelhecimento felino. Quando eles não estão dormindo, gatinhos estão em movimento, rasgando a casa e causando um tumulto. Uma vez que eles passam para a idade adulta, eles começam a se acalmar um pouco, relaxar mais e parecer menos caóticos. Os idosos são notórios por seu estilo de vida descontraído e indiferente. Uma mudança no nível de atividade é gradual e não acontece durante a noite.
Obter Ajuda
Se o seu gatinho reagir agressivamente, parecer extremamente distante ou estiver com problemas para urinar ou defecar, converse com seu veterinário. É importante descartar qualquer doença antes de tomar outras medidas. Se você trouxer novos móveis ou coisas materiais para dentro da casa, pegue um pano, massageie o rosto do seu gatinho com ele e esfregue o pano sobre a nova adição. Isso vai deixar o cheiro do seu gato em qualquer coisa nova que você adicionou à casa, o que a deixará mais à vontade.
Ao introduzir um novo animal, faça-o sempre bem devagar, e mantenha a nova bola de pêlo e seu gato em salas separadas por três dias ou mais, mas gire os cômodos ao longo de cada dia. E uma das regras mais importantes: fique longe da caixa de areia do seu gato, além de limpá-lo. Não adicione um purificador de ar em cima da caixa ou despeje o lixo perfumado. Os felinos são extremamente exigentes quanto à sua ninhada, e um acidente de sua parte fará com que seu gatinho faça seus negócios em outro lugar.