Especialistas em faturamento médico são essenciais para o setor de saúde.
Especialistas em faturamento médico preenchem um papel crucial no tratamento de pacientes - eles são responsáveis pelo pagamento. Ser especialista em faturamento é uma ótima maneira de fazer parte do setor de saúde para aqueles que não querem contato direto com pacientes. Você precisa ser detalhista, organizado e concluir algum treinamento antes de poder ser contratado, mas, quando estiver qualificado para trabalhar como especialista em cobranças, poderá trabalhar em grandes consultórios em seu escritório ou até mesmo em casa.
Determinar os Códigos de Diagnóstico e Tratamento
Quando um paciente vai ao médico, existem códigos específicos que dizem à companhia de seguros que doença ou lesão eles têm. Esses códigos são chamados códigos ICD-9, que significa International Classification of Diseases, 9th edition, o manual usado por profissionais médicos em todos os lugares. A partir de outubro 1, 2014, esses códigos serão substituídos pelos códigos ICD-10, à medida que a nova edição do manual entrar em vigor. Os códigos apropriados são cruciais, porque muitas companhias de seguros têm algum diagnóstico que não cobrem. Depois que o diagnóstico é codificado corretamente, o especialista em faturamento deve escolher o código de tratamento apropriado, chamado de código CPT. Esse acrônimo representa a terminologia processual atual e uma nova edição desses códigos é lançada a cada ano. Se o CPT estiver incorreto, a companhia de seguros rejeitará a fatura.
Enviar contas para companhias de seguros
Uma vez que os códigos ICD-9 e CPT corretos estejam listados para a visita do paciente, o especialista em faturamento pode se preparar para cobrar da companhia de seguros. Ela deve inserir as informações do paciente no computador, incluindo seu nome, número do Seguro Social, data de nascimento, endereço, informações sobre seguro e códigos de diagnóstico e tratamento. Muitas seguradoras aceitam o faturamento eletrônico agora, o que permite que o especialista em faturamento envie a fatura com facilidade assim que essas informações forem inseridas. Uma das coisas que os especialistas em faturamento fazem é acompanhar quando o paciente foi visto e quando a companhia de seguros foi cobrada, porque em muitos casos as seguradoras não pagam se a fatura for submetida muito tempo depois da visita do paciente.
Lidar com recursos e correções
Não importa o quão bom é um especialista em faturamento, haverá momentos em que a companhia de seguros irá rejeitar uma conta. Às vezes é tão simples quanto um erro de digitação em um código CPT ou ICD-9, mas outras vezes pode haver dúvidas sobre a natureza exata do diagnóstico do paciente ou o tratamento que ele recebeu. O especialista em faturamento é aquele que precisa lidar com esses problemas. Ela deve encontrar o problema, procurar uma solução e, em seguida, reenviar a fatura, tudo em um período de tempo limitado.
Lidar com Faturamento e Problemas do Paciente
Os pagamentos do paciente também fazem parte da descrição do trabalho do especialista em faturamento. Muitos pacientes têm um co-pagamento ou uma franquia que é retirada do valor faturado para o seguro, e o especialista em faturamento é responsável por coletar essa quantia e garantir que ela seja aplicada à fatura correta. Muitas vezes, especialmente se um paciente não tem seguro e paga em dinheiro, o paciente pode ter uma dúvida sobre a conta. É o trabalho do especialista em cobranças falar com o paciente e explicar a conta para ele.