Vldl Vs. Ldl

Autor: | Ultima Atualização:

Alimentos gordurosos aumentam seus níveis de colesterol

Quando se trata de saúde do coração, as lipoproteínas são comumente um tópico de discussão. Estas moléculas cruciais transportam substâncias solúveis em gordura através da corrente sanguínea e desempenham um papel vital na sua saúde. Existem quatro tipos principais de lipoproteínas, duas das quais são de baixa densidade e muito baixa densidade, ou LDL e VLDL. Quando essas duas lipoproteínas se tornam elevadas, você aumenta seu risco de doença cardíaca.

Antecedentes

Você costuma ouvir lipoproteínas chamadas de colesterol "bom" e "ruim". A lipoproteína de alta densidade, o colesterol "bom", capta o colesterol das células e dá uma volta ao fígado para a eliminação, o que é benéfico. Por outro lado, LDL e VLDL, o colesterol "ruim", transportam o colesterol do fígado para todas as células do corpo, e isso pode ter um impacto negativo. Quando o excesso de colesterol está em sua corrente sanguínea, suas artérias podem endurecer ou ficar entupidas

Diferença

As lipoproteínas contêm uma mistura de colesterol, proteína e um tipo de gordura chamado triglicerídeo. Seu fígado produz VLDL do excesso de carboidratos e proteínas e o secreta em sua corrente sanguínea. Seu fígado também produz LDL, mas a principal diferença é a composição química. VLDL contém uma quantidade muito maior de triglicérides do que o LDL, tornando-se o pior dos dois. Quando você ingere mais calorias do que seu corpo necessita, elas são convertidas em triglicerídeos.

Triagem

Uma forma direta de medir seus níveis de VLDL permanece indisponível, mas você pode receber uma estimativa baseada no seu nível total de triglicérides. Sua triagem incluirá uma medição de seus níveis de colesterol HDL, LDL, triglicerídeos e colesterol combinado. Alguns laboratórios incluem sua medição de lipoproteína-a, que é uma substância semelhante à LDL. Embora a lipoproteína-a seja mal compreendida, um alto nível é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de depósitos de gordura nas artérias, de acordo com a American Heart Association.

O

O National Cholesterol Education Program fornece diretrizes para o controle do colesterol. Ele considera os níveis de LDL inferiores a 100 miligramas por decilitro como ideal e um bom objetivo para adultos. Procure manter seus níveis de colesterol total abaixo de 200 miligramas por decilitro. É benéfico ter um nível de HDL igual ou acima de 60 miligramas por decilitro. Fatores de estilo de vida, como tabagismo, consumo excessivo de álcool e falta de exercícios, contribuem para o aumento do nível de colesterol.