O Uso De Probióticos Em Gatos Com Insuficiência Renal

Autor: | Ultima Atualização:

Enquanto qualquer gato pode ser diagnosticado com CRF, gatos mais velhos têm muito mais tendência a isso.

Quase 50% dos felinos com idade superior a 15 desenvolverão insuficiência renal crônica (IRC, ou "insuficiência renal"). Embora não haja cura conhecida, o uso de nutrição, medicamentos, fluidoterapia e suplementos - como probióticos - pode ajudar o paciente com IRC a viver uma vida de qualidade, muitas vezes por muitos anos.

Insuficiência Renal

Renal Crônico falha, ou CRF, pode afetar gatos em qualquer idade; no entanto, a doença é diagnosticada principalmente em felinos mais velhos cujos rins foram danificados ou desgastados ao longo dos anos. Os rins saudáveis ​​eliminam o desperdício do sangue e regulam os eletrólitos no corpo. Quando os rins não funcionam adequadamente, o desperdício se acumula no corpo, envenenando o gato. Outros problemas como desequilíbrio eletrolítico, anemia e problemas de pressão arterial também podem se desenvolver devido à disfunção renal.

Diagnóstico e Sintomas

O CRF deve ser diagnosticado com exame de sangue e urinálise. Se o seu gato apresenta sinais de aumento da sede e micção - CRF é muitas vezes chamado de "beber muito, fazer xixi muito" doença -, uma diminuição do apetite, perda de peso e desperdiçando você deve visitar o seu veterinário. Outros sintomas incluem vômitos ocasionais, mau hálito ou cheiro de urina na pele, e uma pelagem opaca - com queda de cabelo ou queda de peso.

Probióticos

Os probióticos, vendidos no balcão, são "organismos vivos" que incluem uma variedade de bactérias “amigáveis” benéficas para o trato digestivo, como o Lactobacillus acidophilus e outras espécies de Lactobacillus, e certas cepas de Bacillus, Enterococcus, Bifidobacteria e Streptococcus. Estes organismos ajudam a controlar e reduzir o crescimento de bactérias nocivas e a promover um sistema digestivo saudável. As bactérias intestinais também podem ajudar a prevenir doenças como úlceras pépticas, câncer colorretal e doença inflamatória intestinal.

Vômitos ou diarréia

Os gatos com IRC podem ter vômitos excessivos ou até diarréia. Esses distúrbios digestivos podem ser causados ​​por antibióticos, que seu veterinário pode usar para tratar uma infecção subjacente do trato urinário. Rins saudáveis ​​liberam o hormônio gastrina. Problemas gastrointestinais ou mesmo anorexia - recusar-se a comer - podem ser causados ​​pela acumulação excessiva de ácidos gástricos nos rins

Probióticos: tratamento novo promissor

Pesquisas recentes mostraram que os valores do sangue renal (ureia e creatinina) ) diminuiu significativamente quando os gatos receberam probióticos em alimentos enlatados. Certos probióticos usam toxinas para se multiplicarem, de modo que esses organismos podem ajudar a transportar a carga de resíduos tóxicos no rim através da parede intestinal para o intestino, onde podem ser excretados. Em outras palavras, o cólon intervém e ajuda a reduzir as toxinas circulantes

Probióticos de compra

Os probióticos são encontrados no iogurte que você compra na mercearia. No entanto, adicionar uma colher de sopa de iogurte à comida do seu gato pode não ser suficiente - e se o seu gato é intolerante à lactose, o iogurte pode deixá-lo doente. Você pode comprar pó probiótico ou cápsulas em lojas de saúde ou de seu veterinário. Escolha um suplemento que contenha pelo menos Lactobacillus e Bifidobacteria. Muitos probióticos devem ser mantidos refrigerados para manter os organismos viáveis.