
"Eu estou fazendo uma pausa desde que eu não quero sofrer de exaustão pelo calor."
A movimentação de um border collie é tão intensa que não é incomum que um cão trabalhe até o ponto de exaustão. Isso é especialmente verdade no clima quente. A raça também está sujeita a uma tendência genética ao colapso, facilmente confundida com a exaustão.
Trabalhando até cair
Se você compartilha sua vida com um border collie, você sabe que ele é um cão ativo e viciado em trabalho. Seu cão é esperto como um chicote, mas talvez não seja esperto o suficiente para perceber quando ele está fazendo tanto que está se colocando em perigo. Você deve ficar de olho nele e evitar o esforço excessivo. O espécime ideal combina a velocidade de um cão de corrida com o "olho" de um levantador convicto, observa o Border Collie Club dos Estados Unidos. Para realizar suas tarefas, este cão excepcional, resultante de cuidadosa reprodução para os instintos de pastoreio, literalmente não irá parar até que ele caia.
Exaustão por Calor
Se você e seu border collie participam de atividades extenuantes de clima quente, como testes de pastoreio, os dois devem tomar cuidado para evitar a exaustão pelo calor. Ao contrário de outros tipos de colapso ou exaustão, pode levar um tempo considerável para se recuperar do esgotamento pelo calor e pode ser fatal. Forneça bastante água para o seu cão - e para você - se estiver trabalhando no calor do dia. Se seu cão sofre de exaustão pelo calor, leve-o ao veterinário o mais rápido possível. A insuficiência renal é uma possibilidade real em cães severamente afetados.
Esgotamento do Exercício
O colapso induzido pelo exercício, na verdade, não é tão comum nos border collies, mas pode acontecer com qualquer canino. Se o seu border collie é um "guerreiro de fim de semana", em vez de um cão que faz exercícios diários e extenuantes, é mais provável que ele se torne uma vítima. Se você faz jogging ou faz caminhadas com seu cachorro regularmente, mesmo que esteja fazendo algumas milhas, ele provavelmente não ficará exausto. Mas suba o nível de excitação, como uma competição de pastoreio, e até mesmo um cão relativamente em forma pode sucumbir ao colapso induzido pelo exercício.
Colapso
Se o seu border collie de repente entrar em colapso durante a corrida ou o pastoreio, não assuma que é exaustão. Border collies são propensos a entrar em colapso por causa de um distúrbio do sistema nervoso conhecido como colapso border collie, observa o Departamento de Ciências Veterinárias e Biomédicas da Universidade de Minnesota. Enquanto o exercício desencadeia a síndrome, não é o resultado de exaustão. O que acontece é que um border collie aparentemente saudável fica desorientado, cambaleia e cai dentro de minutos 15 de começar algum tipo de exercício ou competição. Depois de descansar por cerca de meia hora, o cão geralmente volta ao normal. Se o seu border collie sofre de mais de um episódio de colapso, você não deve competir ou exercitá-lo vigorosamente.




