Tratamento Tributário Para Venda De Títulos Municipais

Autor: | Ultima Atualização:

Municípios emitem títulos para arrecadar fundos para projetos de construção de estradas.

Quando você vende seus títulos municipais, os juros geralmente são isentos de impostos estaduais e federais. Mas alguns estados, em busca de novas fontes de receita, começaram a taxar os juros dos títulos. As questões fiscais que você enfrenta quando vende seus títulos municipais dependem do seu estado de residência e se você vendeu um título que foi emitido em outro estado. Em alguns casos, os juros dos seus títulos podem se qualificar como receita tributável sob o imposto mínimo federal alternativo.

Obrigações In-State

Quando você vende títulos municipais emitidos pelo seu estado de origem, os juros que você ganha são isentos de impostos estaduais. Não importa se você mora em uma cidade ou condado diferente daquele que vendeu os títulos. Enquanto os títulos foram emitidos por um município em seu estado, você não paga imposto estadual sobre os juros. Se o seu estado tiver um imposto de renda pessoal ou intangível, você divulgará a receita do título no retorno, mas não pagará imposto sobre o produto.

Obrigações fora do Estado

Muitos estados taxam os juros que você ganha em títulos municipais que são emitidos por outro estado. Se você mora em um estado com um imposto de renda pessoal ou imposto intangível, você deve apresentar a devida declaração de imposto para informar e pagar imposto sobre a renda. Ao pagar impostos sobre seus juros de títulos de fora do estado, você perde a vantagem isenta de impostos de investir em títulos municipais emitidos por seu estado de origem. No entanto, se você vende títulos municipais emitidos por um território dos EUA, como Guam ou Porto Rico, esse interesse está sempre isento do imposto estadual.

Tributação Federal

Os juros que você ganha quando vende seus títulos municipais estão isentos da tributação federal. No entanto, o Internal Revenue Service ainda quer saber quanto interesse você fez. Divulgue o valor total dos juros dos títulos municipais no seu formulário de declaração de renda individual 1040, Linha 8b. Você não precisa anexar uma lista detalhada contendo todos os títulos municipais que você vendeu. Se você especificar suas deduções no Anexo A, poderá deduzir o valor do imposto estadual pago em seus juros de títulos.

Imposto mínimo alternativo

Quando você vender seus títulos municipais de emissão privada, você pode ter que pagar imposto de renda federal sobre o produto. Títulos municipais são considerados questão privada quando 10 por cento ou mais dos fundos levantados vão para um propósito do setor privado. Por exemplo, um município que vende títulos para arrecadar dinheiro para construir um estádio de futebol emitiu títulos de emissão privada. A maior parte da renda gerada vai para os proprietários das equipes esportivas e não para o município. Seu profissional de imposto de renda pode calcular o seu potencial alternativo de imposto mínimo alternativo para determinar se você deve o imposto sobre a renda dos títulos municipais.