Devo Retirar Dinheiro De Uma Conta Bancária Conjunta Se Um Credor Está Processando Minha Esposa?

Autor: | Ultima Atualização:

Uma conta bancária conjunta para um casal pode convenientemente permitir a ambos os cônjuges acesso total aos fundos da conta.

Um credor pode pedir a um tribunal que congele uma conta bancária e entregue os fundos para liquidar uma dívida não paga. Dependendo do estado em que você vive, o tribunal pode ser capaz de confiscar apenas quantias limitadas, mas essa penhora pode incluir a dívida original mais taxas ou custos cobrados pelo tribunal. Se você tiver uma conta bancária conjunta com seu cônjuge e ela estiver sendo processada por um credor, os ativos da sua conta também poderão ser confiscados. Você pode remover dinheiro antes que ele seja congelado ou agir para proteger ativos não qualificados para penhora.

Responsabilidade da conta conjunta

Quando você deposita dinheiro em uma conta bancária conjunta com sua esposa, esse dinheiro automaticamente pertence a ambos, como ambos os nomes estão na conta. A vantagem deste arranjo é que, se um de vocês morre, o dinheiro não está sujeito a inventário e fica imediatamente disponível para o outro titular da conta. Nos estados de propriedade de direito comum, dívidas ocorridas por um dos cônjuges são apenas as dívidas do cônjuge. Em um estado de propriedade da comunidade, quaisquer dívidas incorridas durante o casamento são devidas por ambos os cônjuges, mas as dívidas incorridas antes do casamento pertencem a cada pessoa individual.

Fundos isentos de penhora

Só porque uma penhora congelou seu banco conjunto conta, alguns fundos ainda podem estar disponíveis. Quaisquer fundos depositados que sejam benefícios federais - como a Previdência Social, Supplemental Security Income (SSI), veteranos, funcionários públicos e benefícios de aposentadoria federais - estão entre aqueles isentos de penhora. Pode ser necessário fornecer recibos ao juiz no processo judicial ou ao banco para liberar esses fundos e disponibilizá-los para seu uso.

Cobrança a descoberto

Se sua conta bancária for congelada devido a penhora de credor, qualquer dívida pendente as cobranças que ainda não foram liberadas na sua conta ainda podem ser apresentadas contra a conta. Nesse caso, você pode incorrer em taxas bancárias porque sua conta não tem fundos suficientes para cobrir as despesas pendentes. Se você souber que sua conta bancária foi enfeitada, entre em contato imediatamente com o banco para discutir suas opções, especialmente se puder mostrar que tem fundos isentos na conta que podem ser usados ​​para pagar as despesas pendentes.

Tribunal pode revogar a penhora

Se você tem fundos em sua conta que estão isentos de penhora, pode ser necessário recorrer ao tribunal e pedir a um juiz para anular a penhora ou, pelo menos, descongelar os fundos isentos. Você precisará provar a origem dos fundos isentos com boletos de depósito, extratos da fonte de fundos isentos, extratos bancários e outros documentos que comprovam sua reivindicação. Nesse caso, o juiz tem a opção de restringir o credor de acessar esses fundos para liquidar a dívida.