Coceira Intensa Em Seu Labrador Retriever

Autor: | Ultima Atualização:

A coceira pode levar à ansiedade e ao comportamento obsessivo.

Os labradores correm um risco particular de certas condições de pele. Coceira severa é frequentemente o primeiro sinal de que seu cão está sofrendo. A chave para ajudar o seu laboratório nesse período desagradável é descobrir o que está causando a coceira. Você pode fazer isso examinando os sintomas que o acompanham

Dermatite Atópica

A dermatite atópica é uma sensibilidade hereditária aos pólens aerotransportados, como o pólen de gramíneas e ervas daninhas. Labradores são propensos a esta condição, que causa inflamação e coceira na pele. Seu cão está em maior risco durante maio, junho e início de julho, quando os pólens são mais abundantes. Além da coceira localizada no ouvido e na barriga, o seu Labrador pode ter um nariz escorrendo e espirrar muito. À medida que a condição piora, a coceira se espalhará para o corpo, causando coceira generalizada severa. A maneira mais eficaz de tratar esta condição é garantir que o cão tenha contato mínimo com os alérgenos. Isso pode significar mantê-lo dentro de casa durante os horários de pico do pólen.

Tumor da pele

Os labradores estão na categoria de alto risco para lipomas, tumores gordurosos benignos que caem da pele. Embora o tumor em si não cause comichão, pode causar pregas cutâneas, e estas são frequentemente as culpadas. A condição é chamada pioderma e é tipicamente rugosa, como o shar-pei e os bulldogs, que são propensos a ela. Mas se um tumor está fazendo com que seu adorável laboratório tenha dobras em sua pele, essas áreas podem capturar bactérias e se infectar e coçar. Se seu cão está sendo tratado de um lipoma, você pode evitar a preocupação adicional de pioderma, mantendo as áreas afetadas limpas e secas.

Obesidade

A obesidade em si não causará coceira na pele, mas também pode causar dobras cutâneas, especialmente em cães mais velhos. Os labradores são propensos à obesidade, o que significa que eles são mais propensos do que a maioria das raças a desenvolver problemas de pele relacionados à obesidade.

Sarna demodécica

A sarna demodécica é caracterizada por vermelhidão, flacidez e prurido intenso. O ácaro que causa essa condição vive nos folículos pilosos. Na maioria das vezes, o sistema imunológico do Labrador manterá esse ácaro sob controle e as reações da pele não serão um problema, mas se ela tiver um sistema imunológico enfraquecido, a sarna demodécica poderá ocorrer. Os labradores correm um risco particular de desenvolver sarna demodécica

Pulgas

As infestações por pulgas podem causar comichão grave, assim como perda de cabelo, pêlo baço e letargia geral. Embora os labradores geralmente não tenham mais risco do que outras raças, é sempre bom verificar se há pulgas como causa de sua coceira. Inspecione a pele com um pente fino, procurando pequenas manchas marrons. Estes são os excrementos das pulgas. Se você suspeitar que uma infestação de pulgas esteja causando coceira em seu cão, leve-o ao veterinário para tratamento.