O alongamento pode torná-lo muito mais flexível.
Você não precisa usar equipamentos caros ou uma barra de equilíbrio para esticar as pernas. Os alongamentos sentados podem ajudá-lo a preparar seus músculos para se exercitarem e a se refrescar após um treino intenso, sem qualquer risco de tombar. O alongamento pode melhorar sua flexibilidade, aumentar o tônus muscular e reduzir o risco de lesões. Você até queima algumas calorias alongadas, fazendo com que essa parte importante do exercício valha o tempo extra.
Estique os tornozelos, sentando no chão ou em uma cadeira e levantando uma perna ligeiramente do chão. Role o tornozelo dessa perna no sentido horário cinco vezes para 10 e, em seguida, no sentido anti-horário, cinco para 10 vezes. Repita na outra perna. Para aumentar a dificuldade deste alongamento e melhorar sua amplitude de movimento no tornozelo, tente soletrar as letras do alfabeto em cada tornozelo.
Sente-se com as pernas estendidas diretamente à sua frente. Coloque uma toalha ou uma faixa de exercício sob as pontas dos pés e segure-a de ambos os lados, diminuindo a velocidade e puxando os pés para trás. Isso alonga seus tornozelos, canelas e panturrilhas.
Estique os isquiotibiais, sentando-se com as pernas afastadas para formar um "V." Dobre o tronco sobre a perna esquerda e segure a ponta do pé enquanto puxa o pé ligeiramente para trás. Se você não consegue alcançar a bola do seu pé, desça o mais longe que puder. Segure o alongamento de cinco a 10 segundos e repita com o pé direito.
Sente-se com os joelhos flexionados e os pés se tocando. Em seguida, puxe lentamente os pés em direção ao seu tronco e segure por cinco a 10 segundos. Isso alonga seus quadris e parte interna das coxas.
Ponta
- Você deve sentir um alongamento, mas não deve sentir nenhuma dor ou lacrimejamento. Nunca force um alongamento ou tente estender um músculo mais do que ele irá confortavelmente.