Répteis Tóxicos Para Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Uma mordida de cascavel pode ser mortal para o seu gato.

Embora o seu gatinho goste de perseguir os lagartos, os répteis definitivamente não são os melhores amigos de um gato. Existem muitas espécies reptilianas que são tóxicas para os gatos. Uma mordida dessas criaturas venenosas poderia deixar seu gatinho à beira da morte. Entender quais répteis representam uma ameaça poderia salvar sua vida.

Snakes

Todos os membros da família da víbora são tóxicos para os felinos. Isso inclui cascavéis, mocassins de água e copperheads. Essas cobras têm veneno hematoxico que interfere na coagulação do sangue. Algumas subespécies como a cascavel de Mojave têm veneno neurotóxico.

Lagartos

Há dois lagartos venenosos para gatos, o monstro de Gila e o lagarto de contas. Esses lagartos injetam veneno tóxico a cada mordida; Uma vez que esses lagartos se apegam, eles não soltam suas presas facilmente. Boa notícia, porém, seu gato provavelmente nunca entrará em contato com nenhum desses lagartos, a menos que esteja no deserto remoto ou faça uma viagem ao México.

Anfíbios tóxicos

Os répteis não são as únicas ameaças ao seu gatinho. Os sapos das espécies de Bufo são venenosos para os gatos. Esses sapos pulverizam toxinas em suas vítimas. Qualquer contato que seu gato tenha com a bufotoxina pode ser fatal - os gatos podem morrer em uma hora. Sinais de bufotoxina incluem: babando, cabeça tremendo, batimento cardíaco acelerado, fraqueza muscular e vômito.

Primeiros Socorros

Imediatamente levar o seu gato ao veterinário se você suspeitar que ela tenha sido picada por um réptil, especialmente se ele é conhecido por ser venenoso. Todas as mordidas, mesmo as não venenosas, envolvem sangramento e inchaço e podem levar à infecção.

Mordidas venenosas podem levar à morte. É imperativo que você mantenha seu gato calmo e imóvel (ou o mais imóvel possível) se for mordido. Mantendo a sua calma vai parar o veneno espalhado por todo o corpo. Apresse-a para o hospital veterinário mais próximo; não perca tempo procurando o réptil em questão.

Prevenindo mordidas

A melhor maneira de evitar uma mordida é limitar a interação do seu gato com os répteis. A maneira mais fácil de fazer isso é mantê-la dentro de casa. Existem alguns passos que você pode tomar para reduzir as cobras em torno de seu quintal, se o seu gato deve ir para fora. Tente aparar arbustos enormes ou gramados altos para que não sejam locais fáceis de se esconder. As cobras também adoram se esconder sob as rochas para escapar do calor. Ter grandes rochas ornamentais faz áreas inseguras para o seu gatinho. Gerenciar a população de roedores é outra maneira de gerenciar a população de répteis. Isso vai reduzir qualquer reunião infeliz entre uma cobra venenosa e seu gatinho.