Exercícios Pliométricos Para Netball

Autor: | Ultima Atualização:

O treinamento pliométrico melhora suas habilidades de netball.

É difícil imaginar damas vitorianas, em seus longos vestidos e espartilhos apertados, engajados em atividade física vigorosa. Para nossa sorte, uma mulher sueca chamada Martina Bergman Osterberg tinha uma imaginação vívida. Osterberg estudou ginástica médica, mudou-se para Londres, fundou o Hampstead Physical Training College e o Gymnasium para mulheres, e desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do netball, uma forma de basquetebol feminino que requer excelentes habilidades de salto.

Por que você precisa de pliometria?

Graças a mulheres como Martina Bergman Osterberg e outras atletas femininas inspiradoras, conquistamos gradualmente nossos lugares no campo de jogo. Diga-nos para pular na direção da cesta, e perguntaremos a você quão alto, mas um espírito disposto não compensa um conjunto fraco de isquiotibiais. A culpa é dos quadríceps poderosos. Eles consomem todo o trabalho. Quadras fortes são um trunfo, exceto quando impedem que você dobre as pernas e proteja os ligamentos do joelho durante uma aterrissagem. O exercício pliométrico oferece um meio específico para o netball de corrigir o desequilíbrio dos isquiotibiais e do quadríceps e impedir o som irritante de estalo que os ligamentos do joelho fazem quando se encaixam.

Como funciona

Pesquisadores da Universidade das Índias Ocidentais relataram que um programa pliométrico de três semanas desencadeou melhorias significativas no desempenho do salto nos netballers. Existe um método para a loucura. Exercício pliométrico maximiza a elasticidade de seus músculos e os treina para saltar mais alto e mais eficientemente. Durante um salto pliométrico, a energia gera quando você dobra os joelhos. Isso chamou a fase excêntrica do movimento. Uma contração rápida segue, fazendo com que você endireite as pernas e pule no ar. Bem-vindo à fase concêntrica. Quanto mais você se dobra os joelhos durante a fase excêntrica, mais energia você pode gerar. Quanto mais energia você gera, mais energia você libera. Quanto mais energia você liberar, mais você pulará. Quanto mais alto você pular, mais próximo você está da rede. Seus companheiros de equipe vão amar você.

Plyo Basics

Comece um programa de pliometria do corpo inferior saltando de uma posição básica de agachamento. Lentamente, você ganhará confiança e descobrirá sua deusa canguru interna. Quando isso acontece, é hora de ficar bravo. Pratique saltar de uma posição de lunge, alternando as pernas no ar. Progresso seu programa, praticando saltos de uma perna, saltos de lado a lado e saltos em diferentes padrões de movimento. Não esqueça a pliometria do corpo superior. Flexões, inserindo uma palmada rápida entre a fase de subida e descida do movimento, melhoram a velocidade da sua parte superior do corpo, ajudando-o a roubar a bola do seu oponente.

Adicionando Adereços

Atire uma bola medicinal pesada no ar e pegue-a no patamar. O peso da bola inspira uma curva mais profunda do joelho. Se o seu treinador se sente sádico, ela pode prender um cinto de peso à cintura e uma faixa de resistência pesada ao cinto. Você vai pular, correr ou pular contra a resistência da banda. Caixa salta junto com saltos sobre obstáculos, adicionar profundidade ao seu treino pliométrico. Este tipo de treinamento pliométrico também aumenta sua consciência da posição do seu corpo no espaço. Eventualmente, você chega ao ponto onde você pode sentir onde a caixa ou obstáculo está localizado sem ter que olhar para baixo.