Checklist De Competências Em Habilidades De Enfermagem

Autor: | Ultima Atualização:

Enfermeiros trabalham juntos para o benefício do paciente.

Enfermeiras qualificadas trabalham duro para ganhar e manter sua licença. Com a falta de enfermeiros nos EUA, a demanda por enfermeiras qualificadas está em alta, segundo a Associação Americana de Faculdades de Enfermagem. Enquanto algumas habilidades de enfermagem são aprendidas, algumas vêm naturalmente. Por exemplo, mostrar compaixão e empatia não é um traço aprendido lendo um livro didático. Por outro lado, algumas habilidades devem ser aprendidas e praticadas repetidas vezes, como a administração de medicamentos. Uma lista de verificação de habilidades ajuda os enfermeiros a atender às altas expectativas.

Habilidades básicas

Durante uma avaliação, uma enfermeira usa habilidades básicas. Por exemplo, ela toma os sinais vitais do paciente, que incluem pressão arterial, temperatura, pulsação, respirações e nível de dor. Enfermeiros têm habilidades necessárias para realizar um "açúcar no dedo" e avaliar os olhos, ouvidos, pulmões, coração e pele do paciente. Outras habilidades básicas incluem auxiliar com exercícios de amplitude de movimento e atividades da vida diária, como banhar um paciente. O enfermeiro deve ser capaz de calcular a entrada e a saída de líquidos do paciente por um período de tempo específico, se assim for solicitado.

Comunicação e Observação

Enfermeiros precisam possuir excelentes habilidades de comunicação. Muitas vezes, eles usam técnicas de comunicação terapêutica, como escuta ativa e facilitação, para obter um histórico do paciente e descobrir os problemas atuais. Eles ouvem os pacientes e usam perguntas abertas para completar a avaliação do paciente. Enfermeiros usam habilidades de observação para verificar informações subjetivas - coisas que um paciente diz. Uma vez verificada, a declaração se torna informação objetiva ou observada. Por exemplo, o paciente pode afirmar que tem falta de ar e a enfermeira observa seu padrão de respiração para validá-lo.

Administração de medicação

Erros de medicação ferem mais de 1 milhões de pessoas por ano nos EUA, segundo a Mayo Clinic. Portanto, uma enfermeira deve ter conhecimento substancial ao administrar medicamentos não parentais ou parentais. Medicamentos não parentais incluem comprimidos e cápsulas. Medicamentos parentais, por outro lado, exigem piercing ou injeção de medicação através da pele. Uma enfermeira deve ser capaz de realizar cálculos de dosagem, preparar medicamentos e administrá-los de acordo com as ordens do médico. Isso inclui conhecer os pontos de referência para injeções e quais medicamentos não podem ser misturados. Ela usa sua habilidade e fornece educação do paciente em relação à administração, propósito e possíveis efeitos colaterais ou interações medicamentosas, incluindo medicamentos sem receita médica.

Habilidades Especializadas

Além das habilidades básicas, os enfermeiros geralmente possuem habilidades especializadas aprendidas com treinamento adicional. Por exemplo, os enfermeiros podem ser treinados em cuidados com feridas abertas. Uma habilidade especializada comum é a inserção e o cuidado do cateter. Isso inclui o uso de técnica estéril asséptica para inserir o cateter e realizar cuidados perenes. Os enfermeiros também podem ter treinamento especializado em áreas como maternidade, pediatria, cardiologia e diálise.