Meu Chefe Tornou-Se Paranóico Em Relação A Seus Trabalhadores

Autor: | Ultima Atualização:

O comportamento paranóico pode não ser uma verdadeira paranoia, mas ressentimento e suspeita.

O comportamento paranoico no trabalho pode envenenar o meio ambiente e prejudicar o negócio e seu bem-estar mental. As coisas podem ficar ainda piores quando o seu chefe é o problema e não um colega de trabalho. Se você suspeitar que seu chefe se tornou paranóico, faça um esforço para investigar as alternativas primeiro. Muitas vezes, o que parece ser um comportamento paranóico não envolve realmente uma doença mental. Se a causa subjacente envolve algo diferente de doença mental, você tem uma chance muito maior de efetuar mudanças positivas em seu local de trabalho.

Quebra de Comunicação

Os gerentes têm um trabalho mais difícil do que você imagina, porque as ferramentas de trabalho consistem em seres humanos, e os seres humanos não se comportam com precisão de máquina. Quando um gerente não consegue comunicar adequadamente seus requisitos para seus subordinados, eles não podem fazer o seu trabalho ao máximo e, portanto, fica aquém de sua própria responsabilidade como gerente. Isso pode facilmente frustrá-la, especialmente se ela não perceber que o problema resulta de um problema de comunicação. Ela pode, em vez disso, começar a suspeitar que seus empregados são preguiçosos, gananciosos ou desonestos e querem prejudicá-la para seu próprio benefício. Seus subordinados também podem ficar frustrados, vendo seu chefe como irracional, exigente e até mesmo paranóico.

Maus hábitos entrincheirados

Os maus hábitos no local de trabalho precisam ser cortados pela raiz. Estes incluem confrontos de personalidade, falta de cooperação, falta de confiabilidade e falta de honestidade. Entenda que maus hábitos podem vir de qualquer pessoa - o gerente ou qualquer um de seus subordinados -, mas o gerente tem a responsabilidade de resolver esses problemas. Se ela falhar, seja por não entender como resolver o problema ou por responder improdutivamente, as pessoas começam a sentir que estão em uma situação estressante que não mudará. Isso, por sua vez, faz com que muitas pessoas fiquem desconfiadas e ressentidas umas com as outras. Se o gerente participa dessa suspeita e ressentimento, os subordinados que precisam cumprir suas exigências podem interpretar isso como uma paranóia de sua parte.

Problemas psicológicos reais

Às vezes, um chefe realmente tem um problema psicológico. O Instituto Nacional de Saúde Mental observa que, em um determinado ano, cerca de 26% dos americanos adultos sofrem de algum tipo de doença mental, e uma variedade de doenças diferentes pode levar a sintomas comumente associados à paranóia. A doença mental no local de trabalho representa um sério desafio para qualquer empresa e para o bem-estar das pessoas envolvidas. Embora geralmente tratável com aconselhamento e medicação, a doença mental, no entanto, tende a alterar a capacidade de uma pessoa para funcionar normalmente no local de trabalho. Às vezes, você deve simplesmente aceitar isso como parte do trabalho e adaptar-se.

Opções para você

O primeiro passo a ser dado a um chefe paranóico é encontrar-se com ela em particular para discutir suas preocupações. Mantenha suas críticas limitadas e factuais e passe a maior parte do tempo oferecendo soluções positivas que beneficiarão a todos. Se a reunião com seu chefe não produzir uma mudança dentro de algumas semanas, o próximo passo é ir até o chefe dela. Apresente as mesmas críticas direcionadas e soluções positivas e explique que a reunião com seu chefe não produziu mudanças. Não tente fazer com que seu chefe seja demitido; foco em soluções positivas. Se esse esforço também falhar, suas melhores opções restantes serão ou mudar suas atitudes e comportamentos no local de trabalho para minimizar seu próprio envolvimento em conflitos ou, talvez melhor ainda, para procurar um novo trabalho. Embora encontrar um outro emprego possa ser um incômodo, um ambiente de trabalho tóxico aumenta suas chances de estresse e doença e aumenta o risco de que você fique estagnado em sua posição no trabalho ou mesmo demitido.