Articulações E Músculos Usados ​​No Voleibol

Autor: | Ultima Atualização:

Mantenha os músculos tonificados dos músculos superiores e inferiores para jogar vôlei.

O voleibol é um jogo de agilidade que requer duas habilidades principais: saltar e balançar. Esses dois movimentos exigem que você envolva os principais músculos - glúteos, quadríceps, panturrilhas, isquiotibiais, extensores e flexores dos ombros e flexores do punho - bem como as articulações ligadas a eles: tornozelos, quadris, joelhos, ombros e punhos. Saber quais partes do corpo suportam o seu jogo pode ajudá-lo a criar uma prática direcionada para melhorar seu desempenho

Tornozelos

Quando você joga vôlei, você flexiona os músculos dos tornozelos, que são seus bezerros e mais formalmente conhecidos como gastrocnêmio , sóleo e plantaris músculos. A articulação do tornozelo e os bezerros permitem que você se empurre do chão e pule. Tonificar esses músculos antes que você atinja a quadra ajuda a prevenir a tensão da panturrilha, um problema comum entre os atletas.

Quadril

Conforme você pula, sua articulação do quadril é estendida pelos músculos glúteo máximo, glúteo médio, glúteo mínimo e isquiotibial. Os glúteos também mantêm a pelve estável durante o movimento, evitando quedas. Quando você usa excessivamente os músculos glúteos fazendo repetidamente uma atividade que os coloca em estresse, você pode causar tensão no glúteo. A condição é dolorosa e ocorre quando os glúteos se rasgam. Ao jogar vôlei, saiba que os músculos tensos que precisam de condicionamento são mais propensos a se esforçar do que os músculos glúteos. Medidas como alongamento, manter uma boa postura e permitir que o corpo descanse ajudam a evitar lesões.

Joelhos

Junto com os quadris e tornozelos, os joelhos tornam possível dar um salto durante uma partida de voleibol. Quatro músculos coletivamente conhecidos como quadríceps - o reto femoral, vasto intermédio, vasto lateral e vasto medial - suportam a ação do joelho e permitem que você endireite as pernas. Saltos repetitivos durante um longo período de tempo podem causar lágrimas no tendão do quadríceps. A probabilidade para este tipo de lesão aumenta à medida que você envelhece

Ombros e cotovelos

As articulações dos ombros desempenham um papel essencial no vôlei, permitindo que você levante e balance seus braços para dar um golpe na bola. Os flexores do ombro ajudam a levantar o braço e os extensores do ombro entram em ação quando você bate na bola. O deltoide anterior, a cabeça clavicular do peitoral maior e o coracobraquial formam o conjunto de flexores. Os extensores compreendem o grande dorsal, a cabeça esternal do músculo peitoral maior e os músculos redondo maior. Seu tríceps suporta o movimento do cotovelo quando você estende o braço em direção à bola. O jogador que é mais rápido em estender os ombros tem a vantagem sobre os outros jogadores, porque ela pode acertar a bola com mais poder e velocidade, escreve Allen Scates e seus co-autores em “Complete Conditioning for Volleyball”.

Wrists

Você poderia Não jogue voleibol sem envolver os flexores do punho: o carpo radial, o carpo ulnar, o digitorum superficialis e o pollicis longus. Esses músculos estão na frente de seus antebraços e eles se contraem quando você move seus pulsos para frente para acertar a bola.