Importância Dos Computadores Em Um Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

As empresas estão mais dependentes de computadores do que nunca

Os computadores estão em toda parte, desde caixas registradoras até ferramentas de diagnóstico no chão de fábrica. Adegas têm sites. Eletricistas têm e-mail. Desde que os computadores mainframe surgiram no local de trabalho nos 1960s, as organizações tornaram-se progressivamente mais dependentes de tecnologias controladas por computadores para lidar com tudo, desde análise de dados complexos até comunicações diárias. Os computadores ajudam até mesmo a menor das pequenas empresas a operar efetivamente com uma quantidade mínima de recursos. Em um mercado cada vez mais competitivo, os computadores quase poderiam ser considerados vitais para a sobrevivência organizacional, uma vez que comida e água são para a sobrevivência humana.

Trabalhadores de conhecimento

Os funcionários que não produzem produtos ou serviços produzem informações e conhecimento. Peter Drucker classifica esses recursos humanos como "trabalhadores do conhecimento", que podem incluir todos, desde contadores a engenheiros. Esses trabalhadores processam as informações como uma coisa natural. Os bancos de dados informatizados permitem que os trabalhadores do conhecimento em toda a organização usem as mesmas informações depois que elas são criadas apenas uma vez e, em seguida, utilizam continuamente essas informações, em vez de recriar as informações repetidas vezes em locais diferentes e em momentos diferentes.

Programas e aplicativos comuns de computador

Programas de computador e aplicativos em uso nos locais de trabalho todos os dias podem ser considerados as ferramentas do comércio para um trabalhador de escritório tradicional. Exemplos dessas ferramentas incluem: processamento de texto para escrever de tudo, desde simples e-mails até manuais técnicos complexos; planilhas para gravar e manipular dados em formatos contábeis ou tabulares; e bancos de dados que organizam dados complexos em informações que os trabalhadores do conhecimento podem usar para tomar decisões.

Aplicações Específicas de Uso

Além das aplicações comuns, mais ferramentas específicas de uso permitem que os funcionários criem e mantenham sites, apresentações e publicações. Os engenheiros costumam usar o Projeto Auxiliado por Computador, CAD, ou programas mais abrangentes de Engenharia Assistida por Computador, ou CAE, que permitem o desenvolvimento de documentos técnicos e listas de peças, além do próprio design. Os aplicativos de Planejamento de Recursos Empresariais, ERP e Planejamento de Recursos de Materiais, MRP, permitem que as empresas acompanhem tudo, desde as vendas iniciais até o pagamento final do cliente, usando os mesmos dados. As solicitações seguem ordens desde o recebimento do pedido inicial até o planejamento de produção, desde a compra até a produção e da distribuição até contas a receber.

Ferramentas de Colaboração

Os computadores também fornecem aos profissionais do conhecimento ferramentas para colaborar com colegas do outro lado da cidade ou do outro lado do oceano. As ferramentas comumente usadas incluem e-mail, mensagens instantâneas, programas de compartilhamento de arquivos e plataformas de reunião ao vivo, como o Microsoft Live Meeting e o Cisco WebEx. Os programas de compartilhamento de arquivos, como o Microsoft SharePoint, fornecem gerenciamento de documentos e controle de revisão, além de permitir que os funcionários aproveitem as informações uns dos outros. As plataformas de reunião ao vivo possibilitam que os funcionários em diferentes locais geográficos se encontrem em tempo real e realmente vejam as informações apresentadas nas telas de computador umas das outras.